Pais têm “aula de trânsito” em escola do Jardim das Américas – Prefeitura de Curitiba/PR

Ao deixar e buscar os filhos na escola, seja a pé, de carro ou ao contratar o serviço de transporte escolar, os pais devem sempre estar atentos a uma série de regras que garantem a segurança dos pequenos e o bom fluxo do trânsito. 

Para relembrar essas regras de ouro, a Escola Pública de Trânsito (EPTran) realizou, nesta terça-feira (30/7), atividades educativas de volta às aulas com abordagens a motoristas e pedestres no Jardim das Américas.

 

A ação de orientação foi feita pela manhã na Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, próximo à Escola Municipal João Macedo Filho. O local foi escolhido por ser um ponto de grande fluxo de veículos e com destino a diversos estabelecimentos de ensino na região. 

Ao meio-dia, os agentes de trânsito concentraram as atividades em frente à Escola Municipal João Macedo Filho, orientando motoristas de transporte escolar e pais de alunos que aguardavam a saída dos estudantes. 

“Reforçamos os cuidados para cada tipo de veículo, especialmente sobre como estacionar corretamente nas entradas das unidades de ensino e no transporte das crianças”, destacou a agente de trânsito da EPTran, Claudia Moreira. 

A motorista de transporte escolar Catarina Moraes da Silva, 55 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. 

“Durante as férias fiz o curso de atualização e sei o quanto é importante obedecer a essas regras. Isso garante a segurança de todos”, afirma.

Entre as orientações que recebeu  – e afirma seguir todas – , está o uso de cinto de segurança individualizado para cada estudante, ter um monitor acompanhando as viagens, não deixar os curitibinhas fazer as viagens vestindo as mochilas ou expondo partes do corpo para fora das janelas. 

Cuidados 

A EPTran orientou motoristas e também pedestres. A dona de casa Mirele Silva, 40 anos, costuma ir a pé buscar a filha a filha Melina, 9 anos, na escola. 

Ela destacou que a ação educativa foi muito relevante para lembrar os motoristas de estacionar próximo ao meio-fio, sem expor os pequenos à travessia da rua sozinhos. “Esse tipo de monitoramento ajuda a manter a ordem”, disse. 

A engenheira Mônica Aquino, 35 anos, também elogiou a atividade de volta às aulas enquanto esperava a saída da filha Ana Beatriz, 7 anos.

“Mandamos nossos filhos para a escola para que aprendam, mas não podemos esquecer que eles aprendem muito com o nosso exemplo”, destacou. 

Nos próximos dias, novas ações de conscientização de trânsito serão feitas pela EPTran, em todas as regionais da cidade. A programação completa vai ser divulgada na sequência.

Confira orientações de trânsito para o período de volta às aulas:

•    Ao passar por unidades escolares, o motorista deve reduzir a velocidade. O limite é de 30 km/h.

•    Os responsáveis devem redobrar a atenção na hora de deixar e buscar os estudantes na escola, atravessando na faixa de pedestres e segurando a criança pelo pulso. Pela mão, ela pode se soltar facilmente.

•    É proibido parar em fila dupla para embarque e desembarque. Se necessário, estacionar o veículo em local permitido para acompanhar o filho a pé até a entrada da escola.

•    No interior do veículo, usar o dispositivo de retenção adequado à faixa etária da criança.

•    Sempre respeitar a sinalização de trânsito, organizada de forma a garantir mais segurança a todos.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pais-tem-aula-de-transito-em-escola-do-jardim-das-americas/51753.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …