Sede do Cartão SUS tem novo horário de funcionamento

Usuários que precisem emitir o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou realizar a atualização do documento devem ficar atentos, pois a partir desta quinta-feira, 1° de agosto, o local onde são realizados esses serviços passará a funcionar em novo horário. A partir da data, os atendimentos acontecerão das 8h às 16h, sem interrupção para almoço. A sede do Cartão SUS fica na Avenida Rui Barbosa, s/n, no antigo Lactário da Torre.

“Muitos usuários buscam o serviço no horário do almoço, pois é o horário livre que têm. A partir desta quinta (1º), poderemos atender esses usuários no horário conveniente, facilitando o acesso aos serviços” explica a coordenadora do Cartão SUS, Alana Anjos.

Para que o usuário do Sistema Único de Saúde tenha acesso a consultas, procedimentos e exames na rede pública é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido por Cartão SUS. O documento foi criado e instituído para facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo SUS, através de um número de identificação válido em todo o Brasil.

“O uso do Cartão SUS é indispensável uma vez que o documento é utilizado para marcação de consultas, exames, tratamentos e para acesso aos medicamentos que são ofertados gratuitamente”, destaca Alana Anjos, coordenadora do serviço.

Para emitir o documento é necessário apresentar o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência. Caso o usuário não possua um comprovante de endereço em seu nome, pode procurar a Unidade de Saúde da Família onde é cadastrado para que seja emitida uma declaração de residência.

O atendimento é rápido e gratuito. Cerca de 400 cartões são emitidos diariamente, entre cartões novos, atualização de cadastro e transferência de domicílio. Para mais informações, o usuário pode ligar para 3214-7981.

Atualização – Mesmo o documento sendo de abrangência nacional, quem tem cartão de outro município e hoje reside em João Pessoa necessita transferir o cadastro apresentando comprovante de residência no seu nome e documentos pessoais como RG e CPF.

Já no caso de perda do cartão por algum motivo ou extravio, é importante o usuário saber que irá precisar da segunda via para atendimento nas unidades de saúde ou qualquer outro serviço ofertado pela SMS.

Também precisam atualizar o cadastro e emitir o novo cartão pessoas com o cartão escrito à mão e usuárias que vão fazer mamografias e citológicos e aqueles usuários que os marcadores identificarem a necessidade da atualização.

Para essa atualização é necessário que o usuário vá até a sede do serviço portando os documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência atualizado e o cartão SUS antigo.

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/sede-do-cartao-sus-tem-novo-horario-de-funcionamento/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …