Banco de Leite Zilda Arns promove Semana de Aleitamento Materno e Campanha Agosto Dourado

D R T . R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Banco de Leite Zilda Arns vai promover uma série de atividades em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno e à Campanha Agosto Dourado. A programação tem início nesta quinta-feira (1º) e segue até o dia 31 de agosto, no Instituto Cândida Vargas (ICV). Ao longo do mês, as unidades de saúde da família (USF) também realizarão ações educativas de incentivo ao aleitamento materno.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Daniele Maciel, o principal objetivo da campanha, este ano, é informar às mães e aos pais sobre a rede de apoio que eles podem encontrar nos serviços de Atenção Básica e nos bancos de leite. “Além da mãe e do pai, queremos chegar também aos familiares para fortalecer o vínculo da família nesse processo da amamentação, porque a família tanto pode ajudar, como também pode prejudicar, se não estiver preparada”, afirmou.

Com o tema “Empoderar mães e pais: favorecer a amamentação”, a programação contará com promoção do aleitamento materno nos alojamentos do ICV, rodas de conversa e atividades artísticas para as mães, além de seminários e capacitações para os profissionais da maternidade e das unidades de saúde da família sobre o tema do aleitamento materno.

“Este ano, estamos ampliando a programação voltada aos profissionais dos serviços para fortalecer as equipes, que estarão preparadas para orientar a comunidade da melhor forma”, destacou Daniele Maciel. A programação será encerrada com contação de história e um ‘mamaço’ no Parque Solon de Lucena (Novo Parque da Lagoa), no dia 31 de agosto, a partir das 16h.

Doação de leite materno – A ação também incentiva a doação do leite materno. “As mulheres que têm leite excedente podem ser doadoras e estarão contribuindo de forma especial para a amamentação de bebês que precisam do leite materno”, disse a coordenadora do Banco de Leite.

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Para as mulheres que querem ser doadoras, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214 1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo Presidente da República, a lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/banco-de-leite-zilda-arns-promove-semana-de-aleitamento-materno-e-campanha-agosto-dourado/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …