Conservatório de MPB terá 15 apresentações gratuitas em agosto – Prefeitura de Curitiba/PR

Vai ser difícil não querer entrar no Conservatório de Música Popular Brasileira neste mês de agosto. A casa da MPB em Curitiba, prédio histórico do Largo da Ordem, terá 15 apresentações com entrada gratuita.

Das tradicionais rodas de choro, passando pelo samba e pela música sertaneja de raiz com violeiros convidados, o Conservatório tem até folk e música medieval na programação de agosto.

“Todas as apresentações no Conservatório são gratuitas, é só chegar e participar”, diz a Lilian Ribas, coordenadora do Conservatório de MPB de Curitiba.

O primeiro dia do mês começa com uma Roda de Viola Especial, uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o SESC. Serão duas apresentações de raiz sertaneja, às 16h. Oswaldo Rios, do grupo curitibano Viola Quebrada e, Ricardo Denchuski e banda.

O Viola Quebrada é um grupo curitibano que há 22 anos trabalha com difusão da música popular de raiz.

Viola Caipira

De Cascavel, cidade da região Oeste do Paraná, o violeiro Ricardo Denchuski traz para a capital toda sua experiência como regente da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG (Fundação Assis Gurgacz) e diretor artístico de um dos maiores projetos da Itaipu Binacional, o Projeto Viola Lindeira.

Outra importante roda de viola acontece no dia 21/8, com a participação especial de Claudio Avanso. O músico do interior do Paraná que hoje reside em Curitiba e contribui na divulgação e ensino da música, criando tendências e incentivando a escuta sensível. 

Com estilo marcado pelo experimentalismo, Avanso agrega a sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas às composições de trilhas sonoras e releituras da música brasileira.

Chorinho

Todas às quintas-feiras, às 17h, tem rodas de choro comandadas pelos professores do Conservatório Julião Boêmio e Luca Mello.  A primeira roda de choro será na quinta-feira (1/8), após a apresentação da roda de viola especial.

O fechamento do mês (31/8) também será especial, com um encontro de pandeiros com roda de choro. O convidado especial desse dia será o músico  Joãozinho do Pandeiro.

Samba

Com a presença especial da cantora e compositora Janine Mathias, a Roda de Samba da terça-feira (6/8), será mais um motivo para sair de casa. O clima esquenta com o pandeiro e batuque de Luís Rolim, Gustavo Moro e dos alunos de Prática de Conjunto de Samba do Conservatório de MPB. A Roda de Samba acontece uma vez por mês sempre às 17h.

Confira a programação gratuita do Conservatório de MPB para agosto.

Endereço: Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco

Dia 1/8

Roda de Viola Especial – 16h

Oswaldo rios – Viola Quebrada (Curitiba)

Ricardo Denchuski e banda (Cascavel)

Roda de Choro – 17h

Julião Boêmio e Lucas Mello

Dia 2/8

Bate-papo show Poemas Prá Lua com Suzie Franco, Vicente Ribeiro e o convidado especial Luis Coimbra (RJ), violoncelista e cantor, violonista e arranjador, instrumentista de múltiplos dons e personalidade própria. 19h

Dia 6/8

Roda de samba – 17h

Com Luis Rolim e Gustavo Moro e presença especial da cantora e compositora Janine Mathias

Dia 7/8

Balanço e Reflexões sobre o FIMS 2019 (Festival Internacional de Música do Sul) – Com Téo Ruiz – 19h

Dia 8/8

Roda de choro – 17h

Julião Boêmio e Lucas Mello

Bate-papo com Vadeco Schettini e Viaggiatori Armonicci – 19h

Dia 15/8

Roda de choro – 17h

Julião Boêmio e Lucas Mello

Dia 16/8

Pocket show de música folk e medieval com Carlos Simas – 19h

Dia 19/8

Concerto didático “História do Choro” com Daniel Migliavacca

Dia 21/8

Roda de música caipira – 17h

Com Rogério Gulim, Oswaldo Rios e Junior Bier

Convidado: Cláudio Avanso.

Dia 22/8

Roda de choro – 17h

Julião Boêmio e Lucas Mello

Dia 22/8

Bate-papo com Grupo Fato 25 anos – 19h

Dia 25/8

Domingo Onze e Meia com Renata Fadel no show Aurora do Samba – 11h30

Dia 31/8

Encontro de Pandeiros com Roda de Choro – 10h

Convidado Especial: Joãozinho do Pandeiro 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/conservatorio-de-mpb-tera-15-apresentacoes-gratuitas-em-agosto/51738.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …