Carlos Velloso Filho toma posse como ministro substituto do TSE — Tribunal Superior Eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, deu posse nesta quinta-feira (1º) ao novo ministro substituto da Corte na classe dos advogados, Carlos Mário Velloso Filho.  A solenidade ocorreu no Plenário do Tribunal, em Brasília.

Escolhido em lista tríplice apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Velloso foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 5 de julho, para a vaga deixada pelo ministro Sérgio Banhos, nomeado ministro efetivo em abril deste ano.

Após a cerimônia de posse, a presidente do TSE enalteceu a qualificação técnica do “renomado jurista” Carlos Mário Velloso Filho e manifestou a certeza de que o novo ministro contribuirá para a consolidação da jurisprudência eleitoral.

A mesa de cerimônia foi composta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, pela procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, pelo membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e pelos ministros do TSE Edson Fachin, Jorge Mussi, Og Fernandes, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos.

Perfil

Carlos Mário Velloso Filho é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e já atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB 1995-1998) e como vice-presidente da OAB-DF (2001-2003). Atualmente, integra o Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL). Também é autor de diversas publicações e palestrante regular em temas relacionados com a prática do Direito perante tribunais superiores brasileiros.

Composição

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três provenientes do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados.

MC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Agosto/carlos-velloso-filho-toma-posse-como-ministro-substituto-do-tse.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Consulta eleitoral – Renata Dias I Momento eleitoral nº 77

Renata Dias, analista judiciária do TSE, é a entrevistada do Momento Eleitoral desta semana. Em …