Comunidade tem cursos profissionalizantes gratuitos – Prefeitura de Curitiba/PR

A parceria entre o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) e a Prefeitura de Curitiba, através da FAS-Trabalho continua rendendo frutos. Além das carretas que estão desde o dia 25/6 oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional na Rua da Cidadania do Tatuquara, outro veículo foi deslocado para o bairro Caximba.

Na frente da Rua da Cidadania, estão sendo ministrados cursos de Panificação, Costura Industrial e Mecânica de Motocicletas.

Já no pátio da Igreja São João Batista, no Caximba, a carreta do Senai abriga o curso de Mecânica de Automóveis para os moradores da região.

Noção básica

De acordo com Jussinei José Ossoski, professor do Senai, este curso é voltado para quem não domina tanto a mecânica de automóveis. As pessoas que têm um certo conhecimento vão sair dali com uma noção básica.

“A ideia deste curso itinerante é atingir locais desassistidos por uma estrutura profissionalizante. Por exemplo, aqui em Curitiba o centro de referência automotiva do Senai fica no Boqueirão, bem distante da Caximba”, explicou.

Quem completar o curso no Caximba vai poder pleitear uma vaga de ajudante em uma oficina. O curso tem 60 horas/aulas, ou 15 corridos. Atualmente são duas turmas com 16 alunos cada.

Atualização constante

O professor Jussinei explicou que a área de mecânica automotiva requer atualização constante devido às novidades constantes que a indústria automobilística introduz diariamente em seus modelos.

“Hoje pode-se dizer que a eletrônica embarcada tomou conta dos carros. O motor e os componentes são gerenciados por estes dispositivos.”

As novidades também estão presentes no câmbio automático, como é o caso do CVT, que permite a troca de marcha progressiva sem que o veículo tenha queda de aceleração.

Alunas empoderadas

A jovem Janaína Aparecida Lima Santos, 19 anos, mostrou que não tem medo de se sujar de graxa. “Existe muito machismo na sociedade, mas as mulheres não devem se intimidar porque elas podem fazer o que quiserem”, disse. A moça garantiu que pretende trabalhar no ramo e se aprofundar no assunto. “Isso é só o começo”, avisou.

Outra que também está frequentando o curso de Mecânica de Automóveis é a Édna dos dos Santos, 26 anos. “Eu estou aqui porque gosto de aprender coisas novas e estou gostando muito”, comemora. Ela não vê a hora de concluir o curso para buscar trabalhar na área.

Mecânico na paróquia

Já seminarista Adriano A. Rodrigues, 35 anos, quer aprender mais sobre mecânica de automóveis para poder fazer a manutenção dos carros da paróquia. “Já fiz um bico em uma oficina e gosto muito de mecânica de automóveis”, confessou o jovem que está estudando para ser ordenado padre.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/comunidade-tem-cursos-profissionalizantes-gratuitos/51774.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …