Conselho de Comunicação Social ouve EBC sobre ingerência política na empresa — Senado Notícias

O Conselho de Comunicação Social do Senado vai se reunir na próxima segunda-feira (5), a partir das 10h, para uma audiência com a diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O assunto serão as denúncias de censura e ingerência política sobre o trabalho dos jornalistas que têm se repetido desde o início do novo governo.

O diretor-presidente da EBC, Alexandre Henrique Graziani Júnior, e o diretor-geral, Rony Baksys, foram convidados para participar. Graziani já havia sido chamado para audiências em junho e agosto, mas não compareceu. Também está prevista a presença do presidente do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais.

Uma segunda audiência programada para o dia terá o presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), João Luiz Faria Netto, e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara. Eles falarão sobre educação midiática.

Relatórios

O Conselho também terá a apresentação de quatro relatórios elaborados por seus membros a respeito de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Os projeto analisados pelos conselheiros foram:

  • PL 4.537/2012 (Câmara), que obriga o uso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e da legenda em debates e programas eleitorais
  • PL 191/2015 (Câmara), que insere a Polícia Federal na investigação de crimes contra a atividade jornalística
  • PL 2.021/2015 (Câmara), que condiciona entrevistas e captação de imagens de presos à autorização judicial
  • PLC 79/2016 (Senado), que permite outorga de serviço de telecomunicações por autorização, em vez de concessão

Além disso, será apresentado um estudo sobre a liberdade de imprensa no Brasil, solicitado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/01/conselho-de-comunicacao-social-ouve-ebc-sobre-ingerencia-politica-na-empresa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vedação ao nepotismo no serviço público pode ser incluída no texto constitucional — Senado Notícias

Vedação ao nepotismo no serviço público pode ser incluída no texto constitucional 12/08/2019, …