Motorista tenta fugir de blitz, é alcançado e perde o direito de dirigir – Prefeitura de Curitiba/PR

Um motociclista que tentou escapar de uma fiscalização de trânsito na tarde desta quarta-feira (31/7) teve a moto apreendida e a suspensão do direito de dirigir.

A blitz realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito aconteceu na Avenida Nossa Senhora da Luz, no Hugo Lange. O condutor da motocicleta desrespeitou a sinalização que indicava a fiscalização e continuou em alta velocidade. 

Ele foi alcançado pelo Grupo Tático de Motos (GTM) da Guarda Municipal e conduzido novamente ao local da blitz. De acordo com o artigo 210 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transpor, sem autorização, bloqueio viário policial é infração de trânsito de natureza gravíssima.

“A atitude coloca em risco a segurança de outros condutores, pedestres e ciclistas, além de ser infração de trânsito”, reforça o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Wagnelson de Oliveira.

A penalidade prevista é multa (R$ 293,47) com perda de sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir, pelo período de um a três meses. Na reincidência, pelo período de 12 meses, a suspensão aumenta para de seis a dez meses.

O motorista estava, ainda, com o escapamento da moto adulterado. A adulteração no escapamento do veículo está caracterizada no artigo 230 (inciso XI) do CTB. A prática acarreta ao motorista infração de natureza grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.

Documento falso

Na mesma ação desta quarta-feira, desenvolvida por agentes de trânsito e guardas municipais, outro motorista foi encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil pelo crime de falsidade ideológica. Ao ser abordado na blitz, ele apresentou uma CNH falsa, que admitiu ter comprado em São Paulo.

Entre os 172 veículos abordados na blitz, foram emitidos 71 autos de infração, por irregularidades diversas. Houve a remoção de 28 veículos, sendo 17 automóveis e 11 motos.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/motorista-tenta-fugir-de-blitz-e-alcancado-e-perde-o-direito-de-dirigir/51792.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Guarda Municipal detém pichador na Orla Moacyr Scliar

A Guarda Municipal deteve um homem que praticava ato de pichação em área lateral do …