Oficinas de Gestantes dão orientações às futuras mamães – Prefeitura de Curitiba/PR

Oficinas de Gestantes movimentaram as unidades de saúde da Regional Tatuquara na quarta-feira (31/7). Enfermeiros, médicos, dentistas, psicólogos e assistentes de enfermagem dirigiram as reuniões nas unidades Santa Rita e Rio Bonito, no período da tarde e na US Monteiro Lobato, pela manhã e à tarde.

Ao todo, 62 gestantes participaram das oficinas. De acordo com a supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara Luciane Kusman, foram repassadas orientações sobre amamentação, saúde bucal, nutrição da gestante e do bebê a partir do sexto mês, e de como reconhecer os sinais de que está chegando a hora de ir para a maternidade.

Saúde Já

“Foi falado também sobre o aplicativo Saúde Já, inclusive, nós usamos o aplicativo para chamar as gestantes cadastradas na US Monteiro Lobato”, explicou Luciane. 

Na US Santa Rita, os profissionais de saúde falaram sobre mitos e verdades na gestação e orientações odontológicas para gestantes.

“Foi reforçada bastante a questão da amamentação materna, já que estamos na Semana Mundial de Amamentação”, explicou Luciane, especialmente o bem recíproco deste ato.

“A amamentação é vital para saúde do bebê e além disso é um ato de amor na medida em que fortalece o vínculo entre mãe e filho”, definiu.

Temas preparam futuras mamães

Trazer uma vida ao mundo como ato de amor foi uma das abordagens na US Rio Bonito. Na US Monteiro Lobato os temas dominantes foram depressão pós-parto, desenvolvimento da fala do bebê, importância do pré-natal, primeiros dias, banho, troca de fraldas, cólicas e alimentação saudável.

Além do bate-papo, foi oferecido lanche às gestantes e recreação com brincadeiras e sorteios de brindes.

Mãe Curitibana

As oficinas de gestantes acontecem constantemente nas 10 regionais da cidade e fazem parte da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, programa que reforça o acompanhamento pré-natal e a vinculação da gestante ao local do parto.

Nos encontros são tratados temas relacionados à gravidez, ao parto e aos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. É oportunidade para a troca de experiências entre as mulheres que fazem pré-natal em unidades de saúde diferentes em uma mesma área de abrangência.

As oficinas distritais são uma versão ampliada dos encontros de gestantes que acontecem uma vez por mês em cada unidade básica da Secretaria Municipal da Saúde e reforçam a importância da participação dos seus maridos, namorados ou companheiros.

Nas oficinas são complementadas informações repassadas durante o tempo das consultas de rotina com médicos e enfermeiros e esclarecidas dúvidas pelos profissionais de saúde.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/oficinas-de-gestantes-dao-orientacoes-as-futuras-mamaes/51782.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …