Representantes do Governo Federal vão capacitar equipes da Sedes sobre população com deficiência

Com o objetivo de validar o Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (FBM) bem como implementar um modelo único de avaliação e valoração da deficiência para fins de proteção social, representantes do Governo Federal vêm a João Pessoa no próximo dia 9 realizar capacitação de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Participarão do treinamento equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência social (Creas), Centros de Referência da Cidadania (CRC), Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares.

As equipes irão identificar e cadastrar pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e mental no município de João Pessoa para que a União tenha dados sobre esta população, podendo assim melhorar e desenvolver políticas públicas voltadas especificamente para pessoas com deficiência. O treinamento acontece em 14 cidades no Brasil e João Pessoa é uma das quatro nordestinas que irão receber o evento.

O secretário da Sedes, Diego Tavares, destacou o quanto é importante um cadastramento deste tipo, considerando que 26% dos moradores de João Pessoa informaram que têm algum tipo de deficiência no último Censo, em 2010.

“A Sedes tem diversos equipamentos que atendem a população com deficiência como o Centro Dia, o Centro de Inclusão e o recém-inaugurado Centro de Microcefalia. Assim, podemos atender desde crianças até adultos que precisam de uma atenção maior da Prefeitura Municipal. Sediando este evento e com os dados que serão coletados, certamente poderemos implementar e melhorar também nossa assistência. O Governo Federal ter nos escolhido como um dos locais de treinamento só reforça o quanto é importante a união entre as diferentes instâncias do País”, completou.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/representantes-do-governo-federal-vao-capacitar-equipes-da-sedes-sobre-populacao-com-deficiencia/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …