Aplicativo Curitiba 156 é o canal mais acessado para pedidos de informações e serviços – Prefeitura de Curitiba/PR

O aplicativo Curitiba 156 já se consolida como o canal mais acessado para pedidos de informações e serviços da Prefeitura. Em julho, os registros à Central de Atendimento ao Cidadão feitos por smartphones chegaram a 235,6 mil.

O número é mais que o triplo das 66,7 mil chamadas telefônicas registradas no período e também muito superior às 3,8 mil solicitações via chat e 4,4 mil feitas pelo portal do 156.

A maior parte dos acessos do aplicativo (230,6 mil) foi para informações, como as dos itinerários de ônibus. Outros cinco mil foram pedidos e solicitações de serviços.

“A avaliação positiva da população reflete o comprometimento da administração municipal e a resposta à resolução das demandas”, diz o coordenador da Central 156, Ozires de Oliveira.

Na somatória do mês de julho, foram registrados 310,7 mil pedidos, considerando todos os canais (via chat automatizado, chat com atendimento pessoal, atendimentos pelo portal e por telefone). Do total do mês 263,9 mil foram solicitações de informações e 46,7 mil pedidos por serviços. 

Na lista de pedidos estão, pela ordem, iluminação pública, serviço de coleta, trânsito, pavimentação, abordagem social de rua, calçadas, retiradas de árvores, lombadas físicas, fiscalização em terrenos baldios e Disque Solidariedade.

Para Oliveira, a modernização do atendimento do 156, o monitoramento constante e a ampliação do alcance dos serviços com a disponibilidade do aplicativo também contribuem para a avaliação positiva dos cidadãos.

Regionais

Entre as dez regionais da cidade em que os solicitantes identificaram o local de moradia, a do Boa Vista liderou o número de acessos via smartphones em julho, com 37,3 mil registros.

Na sequência, as regionais com maior número de acessos ao aplicativo foram Cajuru (24,6 mil), CIC (23,3 mil), Matriz (22,9 mil), Portão (22,5 mil), Bairro Novo (21,5 mil), Boqueirão (20,1 mil), Pinheirinho (17,3 mil), Tatuquara (14,8 mil) e Santa Felicidade (11,3 mil).

Outras 14,4 mil solicitações foram feitas de outras localidades fora da cidade (Região Metropolitana, por exemplo) e 120 de endereços não informados.

Downloads

Disponível nas versões Android e iOS, os downloads do Curitiba 156 têm apresentado crescimento exponencial, mês a mês. Até 1 de agosto, foram 30.300 aplicativos baixados. O aplicativo foi lançado em março deste ano.

Nas “lojas virtuais” o interessado pode baixar o Curitiba 156 ou o Curitiba app, pelo qual pode também acessar, além da central 156, os aplicativos Saúde Já, de agendamento de consultas, e o da Nota Curitibana. Os serviços são gratuitos.

Serviços

O Curitiba 156 dá acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nos quais pode definir pedidos específicos e até anexar fotos.

O usuário tem ainda acesso a horários e itinerários de ônibus em tempo real, aos endereços dos equipamentos públicos guiados por georreferenciamento e pode também agendar doações de roupas ou eletrodomésticos à Fundação de Ação Social (FAS), entre outras facilidades. 

O serviço de abordagem social é o único, entre os serviços do aplicativo, sem a opção de anexar fotos, para resguardar a identidade das pessoas atendidas.

O aplicativo conta ainda com uma lista de telefones úteis para o acionamento da Prefeitura de Curitiba, Guarda Municipal e Defesa Civil, Samu e Ouvidoria Municipal da Saúde, polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Copel e Sanepar, INSS, Receita Federal, Disque Denúncia para Tráfico de Drogas, Disque Denúncia para Violência contra a Mulher e Centro de Valorização da Vida (CVV).


Evolução dos downloads do Curitiba 156

  • até 29/04/2019 = 9.640
  • até 29/05/2019 = 15.000
  • até 04/06/2019 = 17.000
  • até 17/07/2019 = 27.353
  • até 26/07/2019 = 28.917
  • até 01/08/2019 = 30.300

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/aplicativo-curitiba-156-e-o-canal-mais-acessado-para-pedidos-de-informacoes-e-servicos/51812.

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