Estudantes da Guarda Mirim orientam sobre trânsito seguro em Santa Felicidade – Prefeitura de Curitiba/PR

Atitudes para fazer o trânsito mais seguro foram divulgadas, nesta  quarta-feira (31/7), por uma turma de 10 estudantes da Escola Municipal João Stival, no Butiatuvinha, integrantes do programa Guarda Mirim. As crianças participaram das atividades educativas de volta às aulas, que estão sendo promovidas em toda cidade pelos agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran) e Guarda Municipal.

Juntos os grupos realizaram abordagens a motoristas na avenida Manoel Ribas, próximo ao Portal de Santa Felicidade.

Os Guardas Mirins explicaram quais medidas precisam ser adotadas, tanto para quem está ao volante quanto pelos pedestres, para prevenir acidentes e garantir segurança e qualidade no trânsito.

“Lembre-se que o celular não pode ser usado quando estiver ao volante e é preciso reduzir a velocidade próximo as escolas”, disse a estudante Guarda Mirim Jennifer Gabriele Martinago, 10 anos, ao apresentar-se ao metalúrgico Ademir Silva.  

O conhecimento sobre as lei de trânsito e a habilidade da estudante surpreenderam o motorista. “Ser orientado por uma criança, e com tanta competência, aumenta a nossa responsabilidade”, disse Silva.

Banco de trás

A cada abordagem uma indicação diferente aos motoristas. “Leve as crianças no banco de trás, nas cadeirinhas e não pare em fila dupla”, disse João Gabriel Pinheiro de Paula, 9 anos,  orientado pela agente de trânsito da EPTran, Cinthia Santos.

“Respeitar o trânsito tem que acontecer todos os dias, mas se por causa das férias alguém esqueceu as regras, a gente ajuda a lembrar” disse o estudante.

Concentração de veículos

Para o supervisor da EPTran, Jayme Rodrigo de Paula, a participação das crianças nas ações promovidas neste período de retorno das aulas, quando a concentração de veículos e a movimentação de pedestres em determinados horários aumenta, especialmente por volta das 7h e das 17h30, é uma forma de sensibilizar os adultos quanto aos seus deveres.

“O impacto é outro quando eles percebem que serão orientações pelos estudantes e são mais receptivos e atenciosos”, disse Jayme. Segundo o inspetor da Guarda Municipal João Batista, a participação das crianças também é um investimento para o futuro.

“Integrados e atuantes os estudantes vão se conscientizando e com isso teremos cidadãos mais responsáveis”, afirmou Batista.

Ações educativas também aconteceram no bairro Vista Alegre, na rua Batista Pessine, próximo à Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow. Lá os agentes de trânsito estiveram em dois períodos, no início da manhã e no fim da tarde, para orientar os pais quanto aos cuidados necessários.

 “São locais com grande fluxo de veículos que, ao longo do trajeto rotineiro, vão passar por diversos estabelecimentos de ensino, e que precisam redobrar a atenção e os cuidados”, reforça a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Nos próximos dias, novas ações de conscientização de trânsito serão feitas pela EPTran, em todas as regionais da cidade.

Confira orientações de trânsito para o período de volta às aulas:

•    Ao passar por unidades escolares, o motorista deve reduzir a velocidade. O limite é de 30 km/h.

•    Os responsáveis devem redobrar a atenção na hora de deixar e buscar os estudantes na escola, atravessando na faixa de pedestres e segurando a criança pelo pulso – pela mão, ela pode se soltar facilmente.

•    É proibido parar em fila dupla para embarque e desembarque. Se necessário, estacionar o veículo em local permitido para acompanhar o filho a pé até a entrada da escola.

•    No interior do veículo, usar o dispositivo de retenção adequado à faixa etária da criança.

•    Sempre respeitar a sinalização de trânsito, organizada de forma a garantir mais segurança a todos.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-da-guarda-mirim-orientam-sobre-transito-seguro-em-santa-felicidade/51781.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …