Mercado Municipal completa 61 anos nesta sexta-feira – Prefeitura de Curitiba/PR

O Mercado Municipal de Curitiba comemora 61 anos, nesta sexta-feira (2/8), com direito a um bolo de 61 quilos e a presença do prefeito Rafael Greca. O evento comemorativo, que lembra a inauguração em 2 de agosto de 1958, vai acontecer na arena do Mercado às 11h30.

Projetado pelo urbanista Alfred Agache, o Mercado Municipal comemora a data sendo um ponto tradicional de Curitiba, que reúne o melhor da gastronomia, de produtos alimentares e de bebidas, além de ser um importante ponto de encontro da cidade. 

“No Mercado Municipal é possível encontrar todos os tipos de produtos, de diversas partes do mundo, sempre com qualidade. Têm de produtos convencionais aos orgânicos, atendendo todas demandas de Curitiba”, disse o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Histórico

A história do Mercado Municipal de Curitiba é antiga. Tudo começou em 1820, quando surgiu o conceito de mercado público com as antigas “casinhas”, próximas à Catedral, na altura da atual Rua Saldanha Marinho. 

Por volta de 1860, quando a estrutura das casinhas já não suportava mais a demanda da capital da província do Paraná, foi construída a primeira sede do Mercado Municipal, onde hoje fica a Praça Zacarias, localizado numa construção ao lado do Rio do Ivo. 

A partir daí as transferências foram sucessivas. Quatorze anos depois, em 1874, foi transferido para o Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques; de 1913 à 1915 esteve no Largo da Nogueira, hoje Praça Dezenove de Dezembro; e depois, o bairro Batel, onde ficou instalado até 1937 na Praça Theodoro Bayma, a famosa Pracinha do Batel, na esquina das ruas Emiliano Perneta e Doutor Pedrosa. 

Por quase 20 anos Curitiba ficou sem local de abastecimento alimentar. Um projeto foi apresentado pelo urbanista francês Alfred Agache e as obras no local atual começaram em 1956. A inauguração oficial ocorreu dois anos depois. Um prédio de arquitetura simples, mas com nuances de modernidade para a época. A construção foi inspirada nas tendências dos supermercados europeus. 

Até hoje, é tradição do Mercado Municipal abastecer a cidade com a oferta de variados produtos no atacado e no varejo que se destacam pela qualidade.

Dias atuais

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é a responsável pelo Mercado Municipal e procura estreitar a ligação entre os produtores rurais locais e os consumidores na busca de promover hábitos alimentares saudáveis com itens de qualidade.

O local conta com o primeiro Setor de Orgânicos do Brasil, inaugurado em 2009, com ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, além de um restaurante, um café e uma lanchonete.

Em 2010, foi reformado e ampliado, passando a ocupar toda a quadra entre a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Presidente Affonso Camargo.

Aviso de pauta

Aniversário de 61 anos do Mercado Municipal

Data: 2 de agosto

Horário: 11h30

Local: Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mercado-municipal-completa-61-anos-nesta-sexta-feira/51793.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …