Promotores apresentam projeto de atuação na segurança pública – Prefeitura de Curitiba/PR

Servidores da Secretaria da Defesa Social e Trânsito, junto com guardas municipais e chefes dos núcleos regionais, tiveram uma reunião de trabalho, na manhã desta quinta-feira (1º/8), com promotores de Justiça a frente do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp).

Iniciativa do Ministério Público do Paraná, a proposta do Gaesp é instituir uma investigação criminal regionalizada para a cidade, nesse primeiro momento. O promotor Alexey Choi Caruncho explica o que considera ser uma mudança de paradigma na atuação dos promotores.

“Queremos uma estrutura de articulação, para além das pessoas, para, conjuntamente, estabelecer prioridades no combate à criminalidade”, afirmou ele durante o encontro. O Gaesp também já foi apresentado às polícias do Estado.

O projeto-piloto começa por Curitiba, com a ideia de expansão para outras cidades paranaenses. “Um dos fatores de iniciar pela capital é pelo fato de a cidade apresentar diferença nos fatores de criminalidade em cada região”, salienta o promotor Ricardo Casseb Lois.

O passo seguinte é o contato direto de cada promotor com os inspetores da Guarda Municipal responsáveis pelas áreas da cidade. “A iniciativa é muito bem-vinda. É de extrema importância o promotor conhecer a realidade e acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelas forças policiais”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. 

Ele destacou que, nos últimos três anos, a Guarda Municipal de Curitiba passou a adotar um conceito de trabalho mais efetivo relacionado à segurança das pessoas, com reforço da presença dos profissionais nos espaços públicos.

“Por meio da proposta de policiamento de proximidade, os guardas estão mais atuantes na segurança pública, com o apoio e o trabalho diferenciado do nosso Departamento de Inteligência e com a tecnologia dos radares”, pontuou Rangel.

Atuação do Ministério Público

De acordo com o Ministério Público, o objetivo do Gaesp é identificar os principais gargalos existentes com base em informações precisas e, de forma planejada, promover as medidas necessárias à garantia de um serviço de segurança pública eficiente e que assegure direitos e garantias individuais.

A intenção é reforçar e especializar a atuação do órgão na área da segurança pública, com foco na redução dos índices de violência.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/promotores-apresentam-projeto-de-atuacao-na-seguranca-publica/51790.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …