Prêmio combate defesa do fechamento do Congresso, diz Sinprofaz – Congresso em Foco

O Prêmio Congresso em Foco é um instrumento que aproxima o cidadão do Parlamento e aumenta o seu poder de fiscalização sobre o Legislativo, defende o presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), José Ernane Brito. O Sinprofaz é uma das entidades (veja a lista mais abaixo) que apoiam a iniciativa que premia os congressistas que melhor representam a sociedade no Congresso.

> Vá direto à página de votação

“O eleitor não acompanha seus candidatos eleitos para o Parlamento, diferentemente do que ocorre com o líder do Executivo seja federal, estadual ou municipal, que é mais controlado pela sociedade”, considera José Ernane.

A parcela da população que defende o fechamento do Congresso demonstra total desconhecimento da função do Legislativo, avalia José Ernane. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) e pelo site Jota entre os dias 26 e 29 de junho mostra que 34,9% das pessoas ouvidas por telefone defendem que em algumas situações o Executivo deveria fechar o Congresso.

> Coloque a marca do Prêmio Congresso em Foco em sua página

“O Parlamento brasileiro é uma força para contrabalancear eventuais práticas despóticas ou tirânicas dos membros do poder Executivo ou do Judiciário”, observa o presidente do Sinprofaz. “O prêmio é uma forma de o cidadão acompanhar a vida laboral do parlamentar ao longo do ano. A iniciativa serve para o eleitor confirmar seu voto ou renegar a atuação de quem elegeu”, considera.

Não acompanhar o Legislativo é um grande erro, explica o presidente do Sinprofaz. “Os parlamentares são responsáveis pela produção legislativa que vai normatizar a vida da sociedade brasileira e pela fiscalização dos gastos do Executivo. É muito interessante que todos os entes institucionais do palco político da sociedade brasileira e os próprios cidadãos tenham noção da participação efetiva dos parlamentares”, defende.

A votação popular na internet foi aberta na última quinta-feira (1º) e prossegue até 31 de agosto. Os vencedores serão anunciados em cerimônia a ser realizada em 19 de setembro no espaço Porto Vittoria em Brasília.

Ao longo de todo este mês, você poderá escolher aqueles deputados e senadores que melhor representam a população no Parlamento e atuam com mais destaque em três áreas temáticas:  Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Apoio ao Empreendedorismo; e Valorização dos Bancos Públicos, que é assinada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

A seleção é feita de forma paralela à votação do júri especializado e a dos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Estão aptos a serem votados apenas aqueles parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano e que não respondem a investigações ou acusações criminais.

Quem apoio o Prêmio Congresso em Foco 2019:

* Estagiária sob a supervisão de Edson Sardinha

> Quem são os jurados do Prêmio Congresso em Foco

> Veja o regulamento do prêmio

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Weintraub fala sobre “plantação de maconha nas universidades” na Câmara. Veja ao vivo – Congresso em Foco

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, presta esclarecimentos à Comissão de Educação da Câmara dos …