Prêmio combate defesa do fechamento do Congresso, diz Sinprofaz – Congresso em Foco

O Prêmio Congresso em Foco é um instrumento que aproxima o cidadão do Parlamento e aumenta o seu poder de fiscalização sobre o Legislativo, defende o presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), José Ernane Brito. O Sinprofaz é uma das entidades (veja a lista mais abaixo) que apoiam a iniciativa que premia os congressistas que melhor representam a sociedade no Congresso.

> Vá direto à página de votação

“O eleitor não acompanha seus candidatos eleitos para o Parlamento, diferentemente do que ocorre com o líder do Executivo seja federal, estadual ou municipal, que é mais controlado pela sociedade”, considera José Ernane.

A parcela da população que defende o fechamento do Congresso demonstra total desconhecimento da função do Legislativo, avalia José Ernane. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) e pelo site Jota entre os dias 26 e 29 de junho mostra que 34,9% das pessoas ouvidas por telefone defendem que em algumas situações o Executivo deveria fechar o Congresso.

> Coloque a marca do Prêmio Congresso em Foco em sua página

“O Parlamento brasileiro é uma força para contrabalancear eventuais práticas despóticas ou tirânicas dos membros do poder Executivo ou do Judiciário”, observa o presidente do Sinprofaz. “O prêmio é uma forma de o cidadão acompanhar a vida laboral do parlamentar ao longo do ano. A iniciativa serve para o eleitor confirmar seu voto ou renegar a atuação de quem elegeu”, considera.

Não acompanhar o Legislativo é um grande erro, explica o presidente do Sinprofaz. “Os parlamentares são responsáveis pela produção legislativa que vai normatizar a vida da sociedade brasileira e pela fiscalização dos gastos do Executivo. É muito interessante que todos os entes institucionais do palco político da sociedade brasileira e os próprios cidadãos tenham noção da participação efetiva dos parlamentares”, defende.

A votação popular na internet foi aberta na última quinta-feira (1º) e prossegue até 31 de agosto. Os vencedores serão anunciados em cerimônia a ser realizada em 19 de setembro no espaço Porto Vittoria em Brasília.

Ao longo de todo este mês, você poderá escolher aqueles deputados e senadores que melhor representam a população no Parlamento e atuam com mais destaque em três áreas temáticas:  Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Apoio ao Empreendedorismo; e Valorização dos Bancos Públicos, que é assinada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

A seleção é feita de forma paralela à votação do júri especializado e a dos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Estão aptos a serem votados apenas aqueles parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano e que não respondem a investigações ou acusações criminais.

Quem apoio o Prêmio Congresso em Foco 2019:

* Estagiária sob a supervisão de Edson Sardinha

> Quem são os jurados do Prêmio Congresso em Foco

> Veja o regulamento do prêmio

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Suspensão do Expediente Forense e Prazos Processuais – AASP

Seção IAtos do Tribunal de Justiça Subseção I: Atos e comunicados da Presidência SEMA 1.1 …