Luciano Cartaxo autoriza obras da Eco Praça no Jardim Oceania e PMJP estimula ações de sustentabilidade e conscientização ambiental

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autorizou, na manhã deste domingo (4), o início das obras de construção da primeira Eco Praça da Capital, no bairro Jardim Oceania. Em comemoração aos 434 anos de aniversário da cidade, comemorado nesta segunda-feira (5), a atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá mais um passo no processo de transformação da Capital paraibana em um espaço moderno e sustentável. Com investimento de R$ 429.966,06, a Eco Praça Jardim Oceania tem um projeto arquitetônico que visa a valorização dos recursos naturais e estimula a conscientização da população para a preservação ambiental.

“Ficamos muito felizes de, às vésperas do aniversário de João Pessoa, estarmos autorizando a construção de mais uma praça que tem um grande diferencial e simbologia dentro daquilo que nós pensamos, planejamos e estamos executando na cidade para torná-la um espaço mais sustentável e moderno. Esta obra é pioneira, pensada a partir de um movimento cultural, ambiental e de cidadania da própria comunidade e, com certeza, estimulará o processo de consciência ambiental, fundamental para nossa João Pessoa e todo o mundo”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Além de seguir o padrão de todas as praças construídas pela atual gestão, contando com Academia da Terceira Idade (ATI), Playground, áreas de convivência, dotados de acessibilidade, o diferencial da Eco Praça Jardim Oceania é que ela também conta com coreto, Ecoteca, área para cães, horta comunitária, área para o plantio de novas árvores, núcleo de compostagem, será adaptada para a captação de energia solr para garantir sua própria iluminação, os brinquedos serão construídos com madeira de reflorestamento, e terá o aproveitamento de um poço artesiano para suprir a necessidade de água para o cultivo das árvores frutíferas, plantas ornamentais e da horta comunitária.

O investimento será de R$ 429.966,06 e o equipamento será instalado no Bairro Jardim Oceania, na Avenida Campos Sales. A Eco Praça surgiu a partir de uma ação da própria comunidade que buscou alternativas para uma área que servia apenas para o despejo de lixo domiciliar e entulhos da construção civil. Após diálogo com o Orçamento Participativo (OP) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da PMJP, a iniciativa da Eco Praça, que já contava com a horta de plantas medicinais e avançava com ações educativas e outras atividades, ganhou também um projeto arquitetônico colaborativo desenvolvido entre técnicos da gestão municipal e a comunidade.

“O projeto nasceu de um sonho da comunidade, nos reunimos, criamos uma Associação e realizamos oficinas para saber o que cada morador pensava para esta praça. E com a participação da Prefeitura, que abraçou este projeto através do Orçamento Participativo, nós ampliamos a ideia da Eco Praça, adequamos ela às normas do munícipio e incorporamos mais equipamentos valorizando as sugestões e demandas da comunidade para inovar em sustentabilidade ambiental”, disse Madrilena Feitosa, da Associação dos Moradores da Eco Praça.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/luciano-cartaxo-autoriza-obras-da-eco-praca-no-jardim-oceania-e-pmjp-estimula-acoes-de-sustentabilidade-e-conscientizacao-ambiental/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sine Municipal oferece 427 vagas de emprego nesta quinta

Para quem está à procura de emprego, 427 postos de trabalho estão disponíveis no Sine …