Câmara entrega Prêmio Betinho 2019 a projetos de cidadania

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

Em solenidade nesta segunda-feira (5/08), a Câmara Municipal de São Paulo entregou o Prêmio Betinho 2019 a ONGs (Organizações Não Governamentais) que se destacaram no combate a fome, miséria e exclusão social, ou que se dediquem a outras formas de luta pela cidadania na capital paulista. Neste ano, a comissão julgadora recebeu 29 projetos de entidades sem fins lucrativos da sociedade civil.

A entidade vencedora do prêmio Betinho de Cidadania e Democracia de 2019, que recebeu a Salva de Prata da Câmara, foi a UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região). A coordenadora do projeto, Maria Antônia Fugêncio, falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho realizado na zona sul da capital. “É o resultado do nosso trabalho, uma devolutiva para a comunidade. O prêmio mostra nossos acertos e a certeza de que estamos no caminho certo de lutar pela educação nos movimentos de base”, disse Maria Antônia.

Três finalistas receberam Menção Honrosa: a Associação Franciscana de Solidariedade, IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e o projeto Roda de Conversa LGBT.

Os finalistas foram avaliados a partir do estímulo à organização e à participação da comunidade, exercícios de soluções inovadoras e criativas, levando em conta os resultados alcançados para a melhoria da qualidade de vida.

“A atuação da comunidade em seus territórios é insubstituível. O que temos que fazer é reconhecer e também apoiar esses movimentos”, afirmou a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA23), que presidiu a sessão solene na Câmara.

“Nós, da comissão julgadora, pensamos que existe uma potência na parceria entre as organizações não governamentais da sociedade civil e o poder público”, comentou Alexandre Isaac, um dos jurados e representante da ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais).

Homenagem ao sociólogo mineiro Herbert José de Souza (1935-1997), a premiação foi criada pela Câmara paulistana com a aprovação da Resolução nº 13/97. Notório defensor da democracia e da igualdade de direitos, Betinho foi um dos principais articuladores da maior campanha contra a fome já realizada no Brasil, o movimento Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

 

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/camara-entrega-premio-betinho-2019-a-projetos-de-cidadania/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão debate situação de UBS do distrito de Marsilac, no extremo sul da cidade

Comissão de Saúde (14/8) LETÍCIA GOMESDA REDAÇÃO Em reunião nesta quarta-feira (14/08), a Comissão de Saúde, …