Gestoras da SMS integram delegação paraibana na 16ª Conferência Nacional de Saúde

A Diretora do Distrito Sanitário II e a Gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa estão em Brasília na 16ª Conferência Nacional de Saúde. Elas foram eleitas delegadas nas Conferências Municipal e Estadual de Saúde e integram a delegação da Paraíba junto a outros 74 delegados gestores, trabalhadores e usuários, também eleitos por votação.

“A Conferência de Saúde, seja ela municipal, estadual ou nacional, é uma das principais ferramentas de controle social que temos dentro do SUS e é por isso que é de extrema importância a representação e participação da gestão do município de João Pessoa no maior evento de participação social do nosso país, visto que lá todo o país estará representado por gestores, trabalhadores e usuários discutindo diretrizes para o fortalecimento do SUS e ainda auxiliando na elaboração de diretrizes e políticas públicas de saúde, garantindo uma saúde universal e de qualidade para os usuários do serviço público de saúde”, destaca o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde tem como tema ‘Democracia e Saúde’ e trabalhará três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A delegação da Paraíba está levando para discussão em Brasília 20 propostas advindas da Conferência Estadual da Saúde, sendo sete propostas do eixo I: Direito à Saúde, sete do eixo III: Financiamento do SUS e seis do eixo II: Consolidações dos Princípios do SUS.

“Esperamos aprovar as propostas do nosso estado e demais propostas advindas dos outros estados que possam contribuir com a gestão da saúde pública nos diversos níveis de gestão e atenção, em especial no município de João Pessoa, e que possamos fortalecer ainda mais esse espaço de controle social no âmbito do SUS para que juntos a trabalhadores e usuários possamos consolidar a assistência à saúde dos usuários de forma integral, conforme preconiza o SUS”, comenta uma das delegadas eleitas e Diretora do Distrito Sanitário II da SMS, Joyce Virgolino.

A Conferência Nacional de Saúde – Democracia e Saúde – teve início neste domingo (4) e segue até a próxima quarta-feira, 7 de agosto.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/gestoras-da-sms-integram-delegacao-paraibana-na-16a-conferencia-nacional-de-saude/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …