Militar da aeronáutica é anunciado diretor interino do Inpe – Congresso em Foco

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, escolheu Darcton Policarpo Damião para ser diretor interino do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Por conta de dados sobre o crescimento do desmatamento, Ricardo Galvão foi demitido na sexta-feira (2) pelo presidente Jair Boslonaro  do comando do Inpe.

“A situação, como ele mesmo colocou, ficou muito constrangedora pelo fato de ele ter conversado diretamente com o presidente e discutido internamente com o presidente. O assunto poderia ter sido resolvido dentro aqui do Ministério”, disse Marcos Pontes em vídeo divulgado no Instagram.

O presidente interino é graduado na AFA (Academia da Força Aérea), tem MBA pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), mestrado em Sensorialismo Remoto pelo Inpe e doutorada em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (Universidade Nacional de Brasília).

Pontes reforçou a intenção do governo federal de mudar o sistema de medição do desmatamento:

“Todos esses questionamentos e problemas foram positivos para o sistema como um todo. O INPE é um dos meus institutos que eu tenho grande apreço, ele tem credibilidade. O sistema vai ser ainda melhor”.

No começo de julho, o Inpe apontou que o desmatamento no Brasil foi de 75 quilômetros quadrados e cresceu 8,5% no ano de 2018. No dia 21 de julho, o presidente Jair Bolsonaro criticou o Inpe e declarou que os dados sobre desmatamento fazem “campanha contra o Brasil”.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Ricardo Galvão disse que “Bolsonaro é um covarde”. Em seguida, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes convocou Galvão para prestar esclarecimentos sobre as declarações dada a imprensa, por isso, a demissão já era esperada.

> Desmatamento cresceu 8,5% em 2018, aponta Inpe

> Marcos Pontes concorda com Bolsonaro sobre críticas ao Inpe    

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado busca protagonismo na discussão do pacto federativo – Congresso em Foco

Após um primeiro semestre de protagonismo exclusivo da Câmara na discussão econômica, o presidente do …