Vereadores celebram renovação da praça-sede do Legislativo – Prefeitura de Curitiba/PR

A reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (5/8), foi marcada por uma visita à Praça Eufrásio Correia, que foi revitalizada pela Prefeitura. O prefeito Rafael Greca e o presidente do Legislativo Municipal, vereador Sabino Picolo, e outros vereadores passaram pelo local, que fica ao lado da Câmara. 

A visita marcou a entrega oficial das obras que fazem parte do Programa Rosto da Cidade, de recuperação da paisagem urbana.

“Agradeço à Câmara pelo apoio e ao vereador Sabino Picolo pela ideia da revitalização da praça”, disse Greca.

Picolo agradeceu ao prefeito pela recuperação do espaço público feita por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“A história de Eufrásio Correia inspira os legisladores. Agora resgatamos a praça para Curitiba”, disse o vereador.

O presidente da Câmara defendeu a continuidade do programa Rosto da Cidade para a recuperação, em parceria com a iniciativa privada, também dos prédios do entorno da Eufrásio Correia, onde está situado o Palácio Rio Branco, sede do Legislativo Municipal, projetado pelo Italiano Ernesto Guaita.

Na área de abrangência da Eufrásio Correia estão os edifícios do Hostel Roma, a velha estação de bondes e a estrutura do antigo Hotel Tassy, que servia aos passageiros da estação ferroviária.

O prefeito lembrou que o edifício verde do Hostel Roma já teve a pintura renovada com a resina antipichação. “Para as demais casas em ruínas estamos estudando uma operação urbana para resgatá-las para a vida. A cidade é eterna quando o amor dos seus filhos permanece”, frisou Greca.

Revitalização

A Praça Eufrásio Correia segue o estilo art noveau na distribuição dos canteiros de grama e na preservação da permeabilidade do solo das trilhas por entre árvores imunes a corte.

O espaço conta com um chafariz com a “Ninfa das Águas”, trazido da Europa, em 1915, pelo então prefeito Cândido de Abreu e a escultura do Semeador (de 1922), de autoria de João Zaco Paraná, um presente da colônia polonesa para Curitiba por ocasião dos 100 anos da independência do Brasil. 

No trabalho de revitalização feito pela Prefeitura foi feita a recuperação do paisagismo – com podas e remoção de vegetação – recompostos os caminhos internos de pedrisco, característicos do projeto original, instalados novos bancos, repintados os postes republicanos e feita a revisão e manutenção de todas as lâmpadas existentes. 

Também foi instalada iluminação cênica (com projetores LED) para destacar o chafariz e a estátua do Semeador.

A praça é batizada em homenagem ao homem público paranaense Eufrásio Correia. Nascido em Paranaguá, estudou o primário no Paraná e formou-se em Direito em Recife, capital de Pernambuco. Foi promotor público e ingressou na carreira política, como deputado provincial. 

Durante seu mandato, foi também presidente da Assembleia Legislativa e mais tarde chefe de polícia de Santa Catarina. Em 7 de novembro de 1887, foi nomeado o 58° presidente da província de Pernambuco.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/vereadores-celebram-renovacao-da-praca-sede-do-legislativo/51843.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Cras Bairro Alto tem novas instalações para atender a 2,4 mil famílias – Prefeitura de Curitiba/PR

“Quando mais precisei de um abraço amigo, palavras de acolhimento, mas ao mesmo de direção, …