Isenção de IPTU a idosos após revisão da planta genérica é sugerida em projeto de lei

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 250/2018, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), propõe manter a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos idosos, mesmo depois de realizada a revisão da planta genérica de valores. Hoje, feita a revisão, o idoso perde o direito, conforme a legislação vigente.

A planta genérica de valores determina o valor de referência do metro quadrado nas diferentes áreas da cidade, baseada nas particularidades locais. A partir do cálculo, podem ser fixados previamente os valores básicos unitários dos terrenos e edificações, para aplicar critérios de padronização do valor do IPTU a ser cobrado.

Segundo a vereadora, apesar das revisões periódicas feitas pelo poder público, o aposentado ou idoso “não deveria perder o benefício da isenção prevista em lei, pois a norma tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população”.

Por essa razão, o projeto sugerido determina que a revisão da planta genérica de valores não poderá alterar a isenção dada ao aposentado, sempre que a valorização recair apenas sobre o valor venal do imóvel, sem acréscimo de área construída, desde que não haja mudança da condição econômica e social do contribuinte.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com a Vereadora.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/isencao-de-iptu-a-idosos-apos-revisao-da-planta-generica-e-sugerida-em-projeto-de-lei/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …