Isenção de IPTU a idosos após revisão da planta genérica é sugerida em projeto de lei

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 250/2018, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), propõe manter a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos idosos, mesmo depois de realizada a revisão da planta genérica de valores. Hoje, feita a revisão, o idoso perde o direito, conforme a legislação vigente.

A planta genérica de valores determina o valor de referência do metro quadrado nas diferentes áreas da cidade, baseada nas particularidades locais. A partir do cálculo, podem ser fixados previamente os valores básicos unitários dos terrenos e edificações, para aplicar critérios de padronização do valor do IPTU a ser cobrado.

Segundo a vereadora, apesar das revisões periódicas feitas pelo poder público, o aposentado ou idoso “não deveria perder o benefício da isenção prevista em lei, pois a norma tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população”.

Por essa razão, o projeto sugerido determina que a revisão da planta genérica de valores não poderá alterar a isenção dada ao aposentado, sempre que a valorização recair apenas sobre o valor venal do imóvel, sem acréscimo de área construída, desde que não haja mudança da condição econômica e social do contribuinte.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com a Vereadora.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/isencao-de-iptu-a-idosos-apos-revisao-da-planta-generica-e-sugerida-em-projeto-de-lei/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Solenidade comemora 60 anos da Beneficência Nipo-Brasileira

Atualizado em (13/08/2019 – 17h24) | Cidade, Geral, Notícias, Sessão Solene …