Maia diz que Senado pode trazer capitalização de volta para Previdência – Congresso em Foco

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (6), que acredita que o Senado pode reincluir a mudança para o sistema de capitalização na reforma da Previdência.

O demista também afirmou que espera que a reforma previdenciária seja concluída na quarta-feira (7).

“Ontem, o ministro Paulo Guedes pediu a inclusão da capitalização. Tem trechos da capitalização que agradam a oposição, como o PDT , sob a liderança do agora secretario Mauro Benevides”, disse o demista.

>Maia e Bolsonaro negociam reforma tributária em única proposta

> Por Previdência, Alcolumbre reúne-se com governadores do Piauí e Goiás

O relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) retirou o artigo que abria caminho para a criação do modelo de capitalização, em que cada trabalhador poderia fazer a própria poupança. No modelo atual, os impostos pagos são usados para contribuir os atuais aposentados.

Benevides foi o coordenador da campanha presidencial de Ciro Gomes (PDT) em 2018 e defendeu um regime de capitalização durante as eleições. Ele foi eleito deputado federal, mas exerce o cargo de secretário de Planejamento do governo do Ceará.

 

No dia 12 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma da Previdência em 1º turno, mas sem incluir estados e municípios. No entanto, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que no Senado será elaborada uma proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela para incluir os estados na reforma.

Sobre isso, Maia declarou que na votação da PEC paralela “é bem provável que o ambiente na Câmara já esteja melhor”.

> Governador do PT prepara reforma da Previdência no Piauí

 

 

 

 

 

 

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Weintraub fala sobre “plantação de maconha nas universidades” na Câmara. Veja ao vivo – Congresso em Foco

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, presta esclarecimentos à Comissão de Educação da Câmara dos …