Policlínicas municipais já realizaram mais de 135 mil atendimentos neste ano

D R T .R J .15855. Ivomar Gomes Pereira.

Nos seis primeiros meses deste ano, as seis policlínicas municipais de João Pessoa realizaram 135,2 mil atendimentos à população. O número representa uma média de 27 mil procedimentos mensais de baixa e média complexidade em diversas especialidades de saúde.

Nas policlínicas, os usuários têm acesso a especialidades como cardiologia, ginecologia, geriatria, ortopedia, endocrinologia, proctologia, reumatologia, dermatologia, psiquiatria, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de exames e pequenas cirurgias.

“Para uma assistência de qualidade aos usuários, os serviços de saúde exigem equipamentos e profissionais especializados, contando com recursos tecnológicos avançados para diagnóstico e tratamento do paciente, dentro de sua necessidade”, explicou Andressa Cavalcante, gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com a finalidade de melhor atender à população da Capital, as policlínicas estão distribuídas pela cidade e localizadas nos bairros de Mangabeira, Cristo Redentor, Jaguaribe, Mandacaru, Tambaú (Policlínica das Praias) e Tambiá (Policlínica da Pessoa Idosa).

O bacharel em direito, Túlio Barbosa, é um dos usuários atendidos na Policlínica do Cristo. Há três meses, ele foi encaminhado ao cardiologista da unidade com suspeita de hipertensão. Desde então, passou a ser acompanhado, também, por endocrinologista e nutricionista para complementar o tratamento.

“Estou gostando muito do atendimento e acompanhamento dos médicos, da nutricionista e de toda a equipe. Facilita muito quando temos várias especialidades reunidas na mesma unidade de saúde. Inclusive, alguns exames foram realizados aqui mesmo”, disse.

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Para ter acesso aos serviços, o usuário deve procurar primeiramente a sua unidade de saúde da família (USF) de referência. A partir do atendimento com o clínico geral da USF, o usuário é encaminhado pelo médico para uma consulta marcada com um especialista em uma das policlínicas, de acordo com sua necessidade.

Dados – Do total de 135,2 mil atendimentos realizados, nas seis policlínicas municipais, de janeiro até junho de 2019, 54,3 mil (40%) foram executados na Policlínica de Jaguaribe; 24,2 mil (18%) na Policlínica das Praias; 19,3 mil na Policlínica do Cristo (14%); 18,9 na Policlínica de Mandacaru (14%); 14,9 mil (11%) da Policlínica da Pessoa Idosa; e 3,5 mil (3%) atendimentos na Policlínica de Mangabeira.

O maior volume de atendimentos registrados nesses serviços são as consultas médicas especializadas. Neste período, foram realizados 30,9 mil atendimentos deste tipo, o que representa 23% do total. Já as consultas com outros profissionais de saúde, correspondem a 27,6 mil (20%).

Foram realizados, ainda, 23 mil (17%) procedimentos de diagnóstico e 15,8 mil pequenas cirurgias (12%). Os outros 28% dos atendimentos são exames de radiografia, ultrassonografia, coleta de material para exame laboratorial, testes rápidos e outros.

Confira os endereços das policlínicas municipais:

Policlínica Municipal Mangabeira

Localização: Rua Romário C. de Morais, s/n, Mangabeira I

Telefone: 3213-1909

Horário: segunda a sexta – 7h às 17h

Policlínica Municipal Cristo

Localização: Rua Olívio de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor

Telefone: 3214-2621

Horário: segunda a sexta – 7h às 17h

Policlínica Municipal Jaguaribe

Localização: Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe

Telefone: 3214-3107

Horário: segunda a sexta – 7h às 17h

Policlínica Municipal Mandacaru

Localização: Av. Mascarenhas de Morais, s/n, Mandacaru

Telefone: 3214-7143

Horário: segunda a sexta, 7h às 17h.

Policlínica Municipal das Praias

Localização: Rua Olinda, s/n, Tambaú

Telefone: 3214-8900

Horário: segunda a sexta, 7h às 17h.

Policlínica do Idoso

Localização: Praça Caldas Brandão, s/n, Tambiá (Prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel)

Telefone: 3214-2863

Horário: segunda a sexta – 7h às 17h

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/policlinicas-municipais-ja-realizaram-mais-de-135-mil-atendimentos-neste-ano/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …