População faz votação final do Fala Curitiba. Nesta terça, a reunião é no Tatuquara e Pinheirinho – Prefeitura de Curitiba/PR

Começaram nesta segunda-feira (5/8) as reuniões finais do programa Fala Curitiba, com encontros nas administrações regionais Bairro Novo e CIC.

Até sexta-feira (9/8) serão realizadas dez reuniões, uma em cada regional da cidade, para a população definir as cinco  demandas prioritárias de cada região para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA), que sugere o orçamento do próximo ano.

Nesta terça-feira (6/8), será a vez do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n) e Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033).

Na quarta (7/8), serão selecionadas as prioridades de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213) e Boa Vista (Avenida Paraná, 3600).

Na quinta, no Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2150) e Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700); e na sexta-feira (9/8), no Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430) e Matriz (Praça Rui Barbosa, 101). Os encontros são sempre das 19h às 21h.

Cada cidadão pode escolher até cinco demandas por regional, tanto no portal como presencialmente, ou nos dois canais. A votação pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br vai até ás 20h do dia da reunião final em cada regional.

Cinco prioridades

Mais de 400 pessoas participaram das reuniões no Bairro Novo e na CIC desta segunda-feira.

No Bairro Novo, as demandas eleitas foram: adequar o quadro de profissionais da Unidades Básicas de Saúde da Regional (82 votos); construção da nova unidade de saúde do Umbará II (72 votos); elaborar projeto para implantação de ponte no final da Rua Nova Aurora, fazendo uma nova ligação do Sítio Cercado e Boqueirão (53 votos); revitalizar o Parque do Semeador (50 votos); e ampliar vagas para aprendiz e oferta de cursos de qualificação para o primeiro emprego (48 votos).

Na CIC, as demandas eleitas foram: aumento do efetivo da Guarda Municipal para atendimento dos equipamentos públicos, sobretudo nas escolas municipais e unidades de saúde, com efetivo fixo nos locais (130 votos); intensificar programas de combate e prevenção ao uso de drogas e contra o tráfico no Jardim Gabineto (97 votos); elaborar projeto para manutenção e recuperação das margens do Ribeirão dos Muller, devido a erosão que está colocando em risco o conjunto habitacional (96 votos); adequar o quadro de profissionais da Unidades Básicas de Saúde da regional (94 votos); e intensificar o patrulhamento preventivo e ostensivo motorizado nas ruas Robert Redzinski, Eduardo Sprada e João Dembinski, no transporte coletivo entre 5h e 6h da manhã, e nas praças e bosques da região (74 votos).

O aumento do efetivo e da atuação da Guarda Municipal foi escolhido pelo morador Elizeu Cândido e seu neto Pedro Vinicius Cândido Fernandes, que estiveram na reunião da Regional CIC e saíram satisfeitos com a eleição das prioridades. “Moro na Rua Sebastião Ribeiro Pereira e precisamos de mais segurança na região, que bom que passaram essas demandas da Guarda, valeu ter vindo”, ressaltou Elizeu, que aproveitou o encontro com gestores e representantes das secretarias para solicitar manutenção da vida e nova pintura da sinalização, demandas de rotina que não precisam constar na Lei Orçamentária Anual.

Presenças

Participaram dos reuniões os vereadores Oscalino do Povo, Professor Silberto, Toninho da Farmácia, Zezinho Sabará, Alex Rato e Marcos Vieira; os administradores regionais da CIC, Raphael Keiji, e do Bairro Novo, Fernando Werneck Bonfim, o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak; o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues; o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; e o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.    

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/populacao-faz-votacao-final-do-fala-curitiba-nesta-terca-a-reuniao-e-no-tatuquara-e-pinheirinho/51858.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Divulgação dos selecionados para o Canta Curitiba será nesta sexta-feira – Prefeitura de Curitiba/PR

As inscrições para o Festival Canta Curitiba terminaram na segunda-feira (12/8) e superaram todas as …