Prefeitura abrigou média de 463 pessoas por noite. Trabalho continua hoje – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura abrigou uma média de 463 pessoas por noite, de quinta-feira (1/8) a domingo (4/8), quando o frio intenso voltou à cidade. Nestes dias, a Fundação de Ação Social (FAS) ampliou o serviço de resgate das pessoas em situação de rua e trabalhou com capacidade máxima nas unidades para protegê-las do risco de hipotermia. A medida será mantida na noite desta segunda-feira (5/8), em função da continuidade do frio.

Nos quatro dias de ação intensificada, a FAS registrou 1.852 atendimentos para pernoite nos abrigos do município, sendo que a maior procura (494) foi na noite deste domingo, quando os termômetros registraram 2.8 graus, durante a madrugada. Foi a segunda noite de maior procura pelos serviços da FAS neste inverno. O recorde de acolhimentos tinha ocorrido no dia 16 de julho, quando 498 pessoas dormiram nos abrigos da Prefeitura.

O trabalho faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe. Como acontece todos os anos, o reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9 graus.

Muitas recusas

Durante os quatro dias, as equipes da FAS realizaram 595 abordagens sociais, sendo que 415 delas foram solicitadas por telefone, principalmente da Central 156. Em 137 chamados, os educadores sociais se deslocaram até o endereço indicado, mas não havia ninguém no local.

Apesar do frio intenso e da tentativa de convencimento dos profissionais que percorrem toda a cidade para oferecer acolhimento, 291 pessoas se negaram a ir para os abrigos, onde encontram banho quente, roupa limpa, cama com cobertores e alimentação, no jantar e café da manhã.

Durante as abordagens, três pessoas precisaram ser encaminhadas para unidades de pronto atendimento por estarem bastante debilitadas e três precisaram do atendimento do Samu. Outras sete pessoas preferiram voltar para suas famílias e duas receberam passagens da FAS para retornar para suas casas.

Entre as pessoas que receberam acolhimento, dez tinham cães de estimação e foram abrigadas nas casas de passagem Jardim Botânico e Bairro Novo, que possuem canis.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-abrigou-media-de-463-pessoas-por-noite-trabalho-continua-hoje/51829.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Seguem abertas as inscrições para EJA gratuito no Centro

Interessados em concluir o Ensino Fundamental gratuitamente no Centro Histórico de Porto Alegre podem se …