Prefeitura nos Bairros chega à Regional Boqueirão nesta quarta – Prefeitura de Curitiba/PR

Nesta quarta-feira (7/8) os moradores dos bairros da Regional Boqueirão – Hauer, Xaxim, Alto Boqueirão e Boqueirão – participam do Prefeitura nos Bairros, encontro para discutir diretamente com o prefeito Rafael Greca suas demandas para a região. A reunião será no auditório da ESIC Business & Marketing School (Rua Padre Dehon, 814, Hauer), às 15h30.

Esta é a quinta audiência do Prefeitura nos Bairros realizada neste ano para que a população apresente prioridades. Os eventos começaram no início de julho e passaram pelas regionais Pinheirinho, CIC, Boa Vista e Santa Felicidade. 

Parque Náutico, asfalto e Iluminação 

Ao longo dos últimos dois anos, a Prefeitura fez uma série de obras que melhoraram a qualidade de vida da população na Regional Boqueirão, como a revitalização do Parque Náutico, no Alto Boqueirão, que devolveu aos moradores um importante espaço de lazer.

Outra benfeitoria nos bairros da regional foram os mais de 31 km de revitalização asfáltica realizados pela Prefeitura desde 2017, passando por locais importantes, como as ruas Danilo Gomes e Francisco Derosso.

Também foram feitas a troca da iluminação de parques e jardinetes, como nas praças Menonitas, Santa Rita, Florimar Campelo e Dom Geraldo Fernandes, ao lado do Terminal Hauer.

Ônibus novinhos 

A população da Regional Boqueirão ganhou uma nova linha no transporte coletivo, o Boqueirão-Pinheirinho, que circula com veículos novos.

Também ganhou novos biarticulados para a linha Boqueirão e Trabalhador, articulados para a linha Circular Sul e Alto Boqueirão. A nova frota também atenderá as linhas Inter 2, Interbairros 2, 3 e 4 e Cabral/Portão.

Esporte, lazer e Inovação 

A comunidade da Regional Boqueirão recebeu, em abril deste ano, o Centro da Juventude Eucaliptos todo reformado, para que os 1,6 mil alunos possam fazer atividades físicas em segurança e com qualidade. Foram investidos R$ 210 mil na reforma da piscina, revitalização da quadra poliesportiva e troca da iluminação.

O Bosque Reinhard Maack, no Hauer, foi reaberto após a restauração dos 16 brinquedos da trilha de aventuras, assim como banheiros, o anfiteatro e as trilhas. Já o entorno e a ciclovia do bosque receberam nova camada de pavimento e meios-fios.

A regional foi contemplada com duas unidades do projeto Faróis do Saber e Inovação, o Mário Quintana, no Boqueirão, e o Luís de Camões, no Alto Boqueirão. Nesta quarta-feira, a terceira unidade será inaugurada, o Farol do Saber Inovação Albert Einstein, no Xaxim.

Incentivando o desenvolvimento da região, o Boqueirão Fashion Day foi o evento que transformou, pela terceira vez, a estrutura da Rua da Cidadania em passarela para exibir o potencial do bairro que é referência para o mercado têxtil de Curitiba.

Prevenção de alagamentos e enchentes

Uma das maiores intervenções de macrodrenagem que está sendo realizada em Curitiba, a obra de controle de cheias do Rio Pinheirinho tem oito quilômetros de extensão e passa também pelo Hauer. A intervenção vai prevenir alagamentos, minimizando as águas que chegam no Rio Belém, com sistema de retenção no próprio corpo hídrico.

Para diminuir o risco de alagamentos na região do Boqueirão, em julho começou a obra de implantação de uma nova galeria de águas pluviais na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, no Boqueirão.

São 596 metros de tubulações de grande porte, desde a Rua das Carmelitas até o encontro com o Rio Belém, em um investimento de R$ 1,306 milhão. A obra atende os pedidos da população, feitos nas reuniões do Fala Curitiba de 2017.

Também para prevenir alagamentos e enchentes, a Prefeitura instalou, nos quatro bairros da regional, 330 metros de tubulações de grande porte em pontos críticos, além de ter feito a limpeza em mais de 25 quilômetros de rios e canais.

Serviço: Prefeitura nos Bairros – Regional Boqueirão

Data: quarta-feira (7/8)

Horário: 15h30

Local: Auditório da ESIC Business & Marketing School, Rua Padre Dehon, 814, Hauer.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-nos-bairros-chega-a-regional-boqueirao-nesta-quarta/51870.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Na Rua da Cidadania, curitibanos soltam a criatividade em aulas de pintura – Prefeitura de Curitiba/PR

A cada pincelada, linhas ganham formas expressivas nas telas do ateliê da Rua da Cidadania …