Comissão de Saúde trata da UBS Jardim Vera Cruz Perdizes e Hospital Sorocabana

Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

Em reunião nesta quarta-feira (07/08), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher recebeu munícipes dos bairros Vila Anglo Brasileira, Sumarezinho, Sumaré, Pompéia, Vila Romana e Vila Madalena para discutir o modelo de gestão da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Vera Cruz Perdizes.

A Secretaria Municipal de Saúde pretende transformar a UBS,  que funciona no local desde 1983, em uma OS (Organização Social). Segundo moradores presentes à reunião, a mudança na gestão representaria o fim do trabalho de promoção da saúde na região e a descontinuidade do atendimento do usuário.

O Conselho Gestor, formado por representantes dos usuários, entregou carta aos vereadores, solicitando a realização de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, apelando para que o equipamento siga como UBS.

“Nossa unidade é de referência, foi a primeira UBS a ter voluntários na capital, ganhamos prêmios de reconhecimento do nosso trabalho pioneiro”, afirmou Nilce Naden, uma das conselheiras. “Mesmo assim, fomos surpreendidos pela notícia de que seremos uma OS. Quem fez a indicação desta transição, realmente, não conhece a importância da nossa UBS”, disse. De acordo com Nilce, são realizados cerca de 500 atendimentos diariamente na UBS, que possui 14 grupos de acompanhamento de nossos idosos.

O vereador Celso Giannazi (PSOL) disse que já pediu esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre a transição. “É uma UBS que atende com muita eficiência a população daquela região, com um bom número de funcionários. A comunidade tem cerca de 400 pessoas com idades entre 60 e 90 anos, que necessitam de acompanhamento. Por isso, ninguém concorda que a UBS passe a ser uma OS”, afirmou o vereador.

 

Reabertura do Hospital Sorocabana

Outro tema discutido na reunião foi a necessidade de reabertura do Hospital Sorocabana, localizado na zona oeste da capital paulista, fechado desde 2010.

A vereadora Juliana Cardoso (PT) apresentou requerimento à comissão, solicitando a realização de audiência pública para cobrar providências da prefeitura. “Estamos discutindo a situação do Hospital Sorocabana há mais de dez anos. É uma população no entorno de mais de 500 mil habitantes que necessitam de atendimento médico pelo SUS”, afirmou Juliana.

Presidente da Comissão de Saúde, a vereadora Edir Sales (PSD) defendeu a volta do hospital. “Hoje tivemos uma discussão muito importante sobre a volta do Hospital Sorocabana. O prédio está localizado em uma região populosa que não tem outros hospitais próximos. A Comissão de Saúde vai promover uma audiência pública para discutir essa demanda com a comunidade”, completou Edir.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/comissao-de-saude-trata-da-ubs-jardim-vera-cruz-perdizes-e-hospital-sorocabana/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …