Taxa de homicídios em Curitiba cai 19,6% em um ano, mostra Ipea – Prefeitura de Curitiba/PR

A cidade de Curitiba reduziu o índice de homicídios dolosos em 38,2% na década entre 2007 e 2017. De 2016 para 2017, a redução foi de 19,6%. A queda no principal índice de criminalidade, que aponta os casos de homicídio com intenção de matar, está no “Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), na segunda-feira (5/8).

Com a redução, Curitiba chega a uma taxa de 24,6 homicídios para cada 100 mil habitantes. Dez anos antes, essa taxa era de 39,8. O resultado mais recente coloca a capital do Estado com taxa de assassinato menor do que outras grandes cidades da região metropolitana e do interior do Estado, como São José dos Pinhais (41,8), Colombo (41,1) e Foz do Iguaçu (36,0). 

A metodologia leva em conta os homicídios informados e, também, o número de mortes violentas com causa indeterminada. Entre as capitais, Curitiba apresenta a quarta menor taxa, atrás de São Paulo (13,2), Campo Grande (18,8) e Brasília (20,5). A média nacional da taxa, para municípios com mais de 100 mil habitantes, é de 37,6.

Investimentos

Além da contratação de quase 200 profissionais – 60 em 2018 e 130 neste ano, com nova turma que fará o curso de formação ainda este ano – a Guarda Municipal tem recebido investimentos para desenvolver o policiamento de proximidade.

Nos últimos anos, os guardas da cidade começaram a ter uma atuação mais próxima do cidadão, com maior presença nos locais públicos. A corporação conta com novas viaturas, módulos móveis, motocicletas e drones para atender ocorrências na região central e nos bairros.

Cada núcleo regional foi equipado com quatro kits antitumulto – escudos, capacetes, bastões, caneleiras e espingardas calibre 12, junto com a troca de coletes balísticos e compra de pistolas. Também foram modernizadas 36 câmeras de videomonitoramento utilizadas pela corporação no Centro Histórico, Terminal Guadalupe, Rua Marechal Deodoro e praças do Centro.

Índice em queda

De acordo com dados mais recentes já divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, a tendência de redução se manteve no ano passado. Segundo o órgão estadual, a capital registrou 293 homicídios em 2018: queda de 21% em relação ao ano anterior. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/taxa-de-homicidios-em-curitiba-cai-196-em-um-ano-mostra-ipea/51879.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …