Equipe fala de previdência complementar aos servidores do Imap – Prefeitura de Curitiba/PR

Servidores que trabalham no Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) participaram, nesta sexta-feira (9/8), de um workshop sobre previdência complementar. Especialistas da CuritibaPrev, a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba, falaram ao grupo e responderam dúvidas dos servidores.

Por enquanto, o plano de previdência complementar oferecido aos servidores da Prefeitura de Curitiba é exclusivo aos que ingressaram no quadro de funcionários a partir de 26 de setembro de 2017.

Mesmo antes do lançamento dos outros planos, para os que começaram a trabalhar na Prefeitura antes desta data, outras secretarias e órgãos que queiram falar sobre a previdência complementar com seus servidores podem entrar em contato com a CuritibaPrev para agendar.

IPMC continua

A diretora de Previdência da CuritibaPrev, Jocelaine Moraes de Souza, enfatizou que o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), responsável pelo regime próprio dos servidores, continuará existindo. “Para quem é novo na Prefeitura, o IPMC pagará até o teto do regime geral, que é de R$ 5.839,45”, disse ela.

“Devemos considerar que o IPMC será como um sistema básico. É como se fosse um colchão. Acima do teto, é preciso buscar a capitalização. Por isso, acreditamos no sistema híbrido”, disse Jocelaine.

O diretor Financeiro da CuritibaPrev, Luiz Carlos da Silva, enfatizou que a previdência complementar dos servidores da Prefeitura de Curitiba veio para somar ao regime próprio, do IPMC.

“A gente pensa que o tempo demora, mas tudo passa muito rápido. Nunca é tarde para começar”, declarou ao responder ao questionamento de uma servidora que queria saber se a CuritibaPrev seria interessante para quem está perto de se aposentar.

Jocelaine também explicou o cenário previdenciário atual. “Nós estamos vivendo mais. Precisamos pensar quem vai pagar a nossa aposentadoria no futuro. Atualmente há menos de dois servidores da ativa para cada aposentado da Prefeitura”, argumentou. “Essa formação de poupança coloca você, servidor, como dono da sua aposentadoria”, completou.

Rentabilidade imediata

A diretora ressaltou que há muitos anos as grandes empresas brasileiras têm fundos de pensão para os seus funcionários, ao destacar que a previdência patrocinada é uma vantagem oferecida aos servidores municipais. “A Prefeitura de Curitiba coloca dinheiro na mesma proporção que nós colocamos, até o limite legal. Ou seja, imediatamente, a rentabilidade é de 100%”, declarou.

O especialista em cálculos previdenciários (atuário) da CuritibaPrev, Fellipe Pacheco de Oliveira, detalhou aos servidores do Imap o Plan 1 que é, por enquanto, o plano de previdência complementar disponível para os servidores. Outros planos serão oferecidos.

LEIA MAIS

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/equipe-fala-de-previdencia-complementar-aos-servidores-do-imap/51943.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …