Paulo Zulu apresenta o Escute o Seu Coração no Parque Barigui – Prefeitura de Curitiba/PR

Neste sábado (10/8), o programa Escute o Seu Coração, da Prefeitura de Curitiba, terá um evento especial no Salão de Atos do Parque Barigui, das 10h às 12h. O ator, apresentador e modelo Paulo Zulu será o mestre de cerimônias da manhã dedicada a promover a saúde do coração dos participantes.

O Escute o Seu Coração no parque será aberto a toda a comunidade e não precisa de inscrição prévia. Serão realizadas atividades físicas, palestra sobre estilo de vida saudável, prática de meditação para alívio de estresse e ansiedade, além de um curso prático de reanimação cardiopulmonar.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde e da Sociedade Paranaense de Cardiologia e faz parte da programação do International Cardiology Meeting, congresso de cardiologia que acontece em Curitiba, no ExpoUnimed (informações pelo site www.icm2019.com.br).

“O Escute o Seu Coração no Parque é uma forma de mostrarmos à comunidade a importância da promoção da saúde para previnir as doenças do coração”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “Não queremos apenas tratar os doentes. Queremos evitar que os curitibanos adoeçam ou tenham piora do quadro”, explica.

Escute o Seu Coração

De acordo com dados do Datasus (departamento de informática do Sistema Único de Saúde), em Curitiba, no ano de 2016, as doenças do coração e derrames cerebrais foram responsáveis por 3.134 mortes (28,2%), proporção semelhante a do Paraná (28,8%), do Brasil (27,7%) e do mundo (26,8%).

Para reverter esses dados em Curitiba, o Escute o Seu Coração, programa criado em 2018 pela Prefeitura de Curitiba, conta com uma linha de cuidado especial que abrange toda a rede de saúde municipal.

Esta linha de cuidado estimula estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, de 2016 a 2018, houve a redução de 7,1% de mortalidade prematura (30 a 69 anos) por doenças do aparelho circulatório em Curitiba.

Para o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola, o programa é inovador e Curitiba tem feito um progresso expressivo na área. “Curitiba tem sido um modelo para outras cidades do mundo em várias ações para melhorar a vida de sua população. Na área da saúde não é diferente”, disse ele.

No Portal do Escute o Seu Coração, os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado, informar-se sobre um estilo de vida mais saudável e os serviços oferecidos pela Prefeitura.


OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

1. Evite o cigarro

2. Controle seu peso

3. Faça atividade física regularmente

4. Cuide da pressão arterial

5. Escolha bem seus alimentos

6. Controle seu colesterol

7. Reduza o estresse do dia a dia

8. Saiba se é diabético

9. Mantenha rotinas de lazer

10. Consulte o médico periodicamente

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/paulo-zulu-apresenta-o-escute-o-seu-coracao-no-parque-barigui/51934.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …