Paulo Zulu apresenta o Escute o Seu Coração no Parque Barigui – Prefeitura de Curitiba/PR

Neste sábado (10/8), o programa Escute o Seu Coração, da Prefeitura de Curitiba, terá um evento especial no Salão de Atos do Parque Barigui, das 10h às 12h. O ator, apresentador e modelo Paulo Zulu será o mestre de cerimônias da manhã dedicada a promover a saúde do coração dos participantes.

O Escute o Seu Coração no parque será aberto a toda a comunidade e não precisa de inscrição prévia. Serão realizadas atividades físicas, palestra sobre estilo de vida saudável, prática de meditação para alívio de estresse e ansiedade, além de um curso prático de reanimação cardiopulmonar.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde e da Sociedade Paranaense de Cardiologia e faz parte da programação do International Cardiology Meeting, congresso de cardiologia que acontece em Curitiba, no ExpoUnimed (informações pelo site www.icm2019.com.br).

“O Escute o Seu Coração no Parque é uma forma de mostrarmos à comunidade a importância da promoção da saúde para previnir as doenças do coração”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “Não queremos apenas tratar os doentes. Queremos evitar que os curitibanos adoeçam ou tenham piora do quadro”, explica.

Escute o Seu Coração

De acordo com dados do Datasus (departamento de informática do Sistema Único de Saúde), em Curitiba, no ano de 2016, as doenças do coração e derrames cerebrais foram responsáveis por 3.134 mortes (28,2%), proporção semelhante a do Paraná (28,8%), do Brasil (27,7%) e do mundo (26,8%).

Para reverter esses dados em Curitiba, o Escute o Seu Coração, programa criado em 2018 pela Prefeitura de Curitiba, conta com uma linha de cuidado especial que abrange toda a rede de saúde municipal.

Esta linha de cuidado estimula estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, de 2016 a 2018, houve a redução de 7,1% de mortalidade prematura (30 a 69 anos) por doenças do aparelho circulatório em Curitiba.

Para o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola, o programa é inovador e Curitiba tem feito um progresso expressivo na área. “Curitiba tem sido um modelo para outras cidades do mundo em várias ações para melhorar a vida de sua população. Na área da saúde não é diferente”, disse ele.

No Portal do Escute o Seu Coração, os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado, informar-se sobre um estilo de vida mais saudável e os serviços oferecidos pela Prefeitura.


OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

1. Evite o cigarro

2. Controle seu peso

3. Faça atividade física regularmente

4. Cuide da pressão arterial

5. Escolha bem seus alimentos

6. Controle seu colesterol

7. Reduza o estresse do dia a dia

8. Saiba se é diabético

9. Mantenha rotinas de lazer

10. Consulte o médico periodicamente

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/paulo-zulu-apresenta-o-escute-o-seu-coracao-no-parque-barigui/51934.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …