CDR debate políticas públicas para o desenvolvimento da pesca — Senado Notícias

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza na próxima quarta-feira (14), a partir das 9h, audiência pública para debater as políticas públicas para o desenvolvimento da pesca no Brasil. O evento é iniciativa do senador Dário Berger (MDB-SC) e vai abordar a comercialização do pescado, a emissão de licenças, a geração de empregos e a situação do defeso (período em que a pesca é restrita, devido ao ciclo reprodutivo dos peixes).

Os convidados para a audiência são o secretário-adjunto de Aquicultura e Pesca do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Crescêncio Aragão Marinho; o presidente da Câmara de Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), André Luiz Dutra Mattos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira; o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pescadores de Itajaí e Região (Sindipi), José Jorge Neves Filho; e o prefeito do município de Governador Celso Ramos (SC), Juliano Duarte Campos.

O senador Dário Berger afirma que o Brasil possui um grande potencial inexplorado para a indústria da pesca. Em sua justificativa para a convocação da audiência, ele cita dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), segundo os quais, os brasileiros consomem menos peixes por ano do que a média mundial (12kg por habitante/ano no país, contra 17kg por habitante/ano no mundo).

“A produção nacional do pescado pode aumentar muito, tendo em vista as vantagens competitivas para a atividade pesqueira e para a aquicultura, considerando a vasta costa marítima, bem como a ampla rede fluvial”, escreve o senador.

A audiência será interativa, e os cidadãos podem participar com perguntas e comentários através do Portal e-Cidadania ou do telefone Alô Senado (0800-612211).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/12/cdr-debate-politicas-publicas-para-o-desenvolvimento-da-pesca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CDH vai discutir decisões judiciais contra o INSS — Senado Notícias

A judicialização de decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a garantia da …