Fala Curitiba define as prioridades dos bairros para a LOA 2020 – Prefeitura de Curitiba/PR

Já estão definidas as prioridades de cada região da cidade para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. As últimas reuniões do Fala Curitiba para definição das demandas aconteceram na sexta-feira (9/8).

Desde abril, quando as reuniões tiveram início, foram recebidas cerca de 24 mil participações da população, número maior que o dobro registrado no ano, quando foram 10.913 participações. 

Agora em 2019, 57% das participações foram feitas pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, que registra todas as interações e faz o mapeamento das demandas. Cada Administração Regional definiu cinco prioridades para compor a LOA.

Fala Curitiba

O programa Fala Curitiba foi criado com a intenção de ampliar o debate e a participação popular na escolha das demandas prioritárias da cidade para a composição das leis orçamentárias.

As últimas reuniões para definição das demandas foram feitas na noite de sexta-feira (9/8) com os moradores da Regional Matriz e da Regional Boqueirão.

Na Matriz foram eleitas as seguintes demandas: aumentar o efetivo de Guardas Municipais nas ruas (203 votos); mais serviços oferecidos pela Assistência Social, com atenção especial à pessoa em situação de rua (182 votos); e melhorias no sistema de iluminação Pública, com trocas por lâmpadas mais potentes e eficientes (181 votos).

Também fizeram parte da lista, aumentar o patrulhamento e ações preventivas para segurança na região do Rebouças (153 votos) e fazer campanha para combate e prevenção ao uso de drogas nas escolas, com foco principal nas crianças e adolescentes (134 votos). 

Na Regional Boqueirão os moradores elegeram as seguintes demandas: adequar o quadro de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde da Regional (147 votos); mais patrulhamento com rondas na Praça Menonitas e viabilizar ações para combate e prevenção ao uso de drogas no local (135 votos). 

Completam a lista os seguintes pedidos: ampliar os investimentos em saúde, priorizando a atenção primária (134 votos); melhoria na iluminação do Parque Náutico, com substituição por lâmpadas mais eficientes e luminárias LED (113 votos) e campanha de prevenção e ações voltadas para a prevenção do uso de drogas (99 votos).

Na noite de quinta-feira (8/8) foram feitas as votações finais com as regionais Portão/Fazendinha e na Regional Cajuru.

Todas as demandas apontadas pela população, eleitas ou não para compor a LOA 2020 serão encaminhadas para os órgãos responsáveis para análise e possível execução. O compromisso do programa Fala Curitiba é incluir na LOA as cinco prioridades eleitas de cada Regional e manter alerta na situação das demais prioridades possíveis de execução.

Presenças

Participaram das últimas reuniões os vereadores: Oscalino do Povo, Geovane Fernandes e Serginho do Posto; os administradores regionais da Portão/Fazendinha, Gerson Gunha, a do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos, da Matriz, Dirceu de Matos, e do Boqueirão, Ricardo Dias; o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues; o de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fala-curitiba-define-as-prioridades-dos-bairros-para-a-loa-2020/51979.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …