IPMC suspende o benefício de dois aposentados que não fizeram a prova de vida – Prefeitura de Curitiba/PR

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) suspendeu o pagamento do benefício para dois aposentados da Prefeitura de Curitiba que foram convocados duas vezes, mas não compareceram ao instituto para fazer a prova de vida e apresentar os documentos necessários.

A participação no Censo Previdenciário é obrigatória e evita o bloqueio do benefício. Os aposentados e os pensionistas são convocados a comparecer no mês do seu aniversário.

A suspensão do benefício foi publicada no Diário Oficial do dia 8 de agosto. Os aposentados haviam sido convocados duas vezes. Na primeira convocação, deveriam ter comparecido em março. No dia 7 de junho, eles foram convocados pela segunda vez e tiveram o cartão qualidade, utilizado para compras na rede de estabelecimentos credenciados, bloqueado por 60 dias para que eles pudessem ser notificados.

Alerta

Os dois servidores são os primeiros a ter o benefício suspenso em 2019.

“Fazemos o alerta para que todos os convocados façam a prova de vida e tragam a documentação pedida. É desta forma que garantimos o pagamento dos benefícios de todos de modo regular”, alerta o presidente do IPMC, Ary Gil Piovesan.

Gil ressalta que o IPMC tem grande cuidado durante todo o Censo Previdenciário para que o servidor aposentado e o pensionista sejam localizados e comunicados da necessidade de comparecimento ao IPMC.

Quando as convocações enviadas pelos Correios ao endereço cadastrado no instituto são devolvidas a equipe do atendimento do IPMC começa a fazer tentativas de localização da pessoa convocada por telefone.

Só depois de algumas tentativas e do bloqueio do cartão qualidade, a equipe do serviço social começa a busca ativa.

Plano de saúde, referências e visitas

Esta nova etapa inclui a verificação dos dados pessoais e funcionais, como o último local de trabalho do servidor, e os do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), caso a pessoa tenha o plano de saúde.

São identificadas referências comerciais, religiosas, comunitárias, equipamentos públicos próximo ao endereço cadastrado no IPMC, o serviço social também faz o contato, na tentativa de localização dos aposentados e pensionistas. Também são consultadas as redes sociais, especialmente quando a pessoa não está mais residindo em Curitiba.

Depois disso são feitas visitas domiciliares para localizar algum amigo ou familiar que tenha o contato do aposentado ou possa avisá-lo a respeito do recadastramento.

Os dois servidores aposentados ainda podem voltar a receber o benefício depois que comparecerem ao IPMC com os documentos necessários para o recadastramento. Também é possível enviar pelos Correios, com AR (aviso de recebimento), caso a pessoa more fora da Região Metropolitana de Curitiba.

Neste ano o serviço social já localizou por meio da busca ativa 120 pessoas, que já estão com a prova de vida em dia.

Serviço

O recadastramento é feito no Edifício Delta, localizado na Avenida João Gualberto, 623, torre C, no bairro Alto da Glória. Os beneficiários são atendidos no 2° andar.

Quem não puder comparecer no dia agendado, deve entrar em contato o mais rápido possível com o instituto pelos telefones 3350-3646 ou 3350-9617, para reagendamento.

LEIA MAIS

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ipmc-suspende-o-beneficio-de-dois-aposentados-que-nao-fizeram-a-prova-de-vida/51974.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …