Com locadora de brinquedos, estudantes aprendem a fazer negócios – Prefeitura de Curitiba/PR

Toda quinta-feira é dia aluguel de brinquedos e fantasias na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Sítio Cercado. Cerca de 250 estudantes que participam do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos montaram uma locadora na escola, com o objetivo de expor e locar os produtos elaborados e confeccionados por eles nas aulas de empreendedorismo.

A iniciativa tem como objetivo envolver meninos e meninas de 9 e 10 anos de idade em atividades que englobam produzir, pensar e aprender, características fundamentais dos comportamentos empreendedores.

“Eles se divertem com os brinquedos, aprendem o que é locação, praticam cálculos e experimentam questões sobre preços, lucro e sustentabilidade”, explica a professora Claudia Aparecida de Souza.

A maior parte das peças é produzida com sucatas, como bilboquê, vai-vem, cai-não-cai, jogo da argola, fantasias. Outros itens foram arrecadados entre as famílias e a comunidade escolar para que os estudantes montassem a locadora Crianças Empreendedoras.

A estudante Júlia Mara Barros de Lima, 9 anos, diz que com a atividade aprendeu mais sobre como poupar. “E principalmente como aproveitar materiais que ajudam na sustentabilidade do planeta”, conta.

Moedinhas

No pátio da unidade, no horário do intervalo de quinta-feira, os estudantes podem se dirigir à locadora e escolher algo divertido. “Organizamos tudo com a ajuda das famílias que auxiliam com os produtos e com a utilização das moedas necessárias para a locação”, destaca a professora Ludirene dos Santos Batista Pereira.

Os materiais podem ser locados pelo valor de R$ 0,50 ou com a doação de latinhas de alumínio que serão revendidas e o investimento revertido para uso dos estudantes ao final do projeto.

“Acho importante a gente ofertar, além do dinheiro, um outro jeito para nossos colegas poderem participar”, pontuou a estudante Erica Yasmin de Lima Vieira, 9 anos.

“A locadora é sucesso absoluto. Os estudantes já conseguem obter lucro total através de seu empreendimento, alcançando os objetivos do programa”, ressaltou a articuladora da educação em tempo integral, Delair Calixto dos Santos.

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O programa é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação, por meio do Programa Linhas do Conhecimento, com o Sebrae Paraná. Atualmente 61 escolas participam, com seis mil estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/com-locadora-de-brinquedos-estudantes-aprendem-a-fazer-negocios/51999.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Startups do Vale do Pinhão estarão na 28ª Feira de Imóveis do Paraná – Prefeitura de Curitiba/PR

  A 28ª Feira de Imóveis do Paraná ofertará 30 mil imóveis para venda ou …