Curitiba vai contar com 60 mil lâmpadas LED até 2020 – Prefeitura de Curitiba/PR

Áreas próximas a praças e parques com atividades esportivas noturnas e as escolas municipais e estaduais, especialmente nos bairros, estão entre as prioridades do Plano de Iluminação Pública de Curitiba. A colocação de novas luminárias de LED já está em andamento e até 2020, a previsão é de que sejam substituídas cerca de 60 mil lâmpadas.

O assunto foi tratado em uma reunião na manhã desta terça-feira (13/8), no gabinete do prefeito Rafael Greca. Com ele, estiveram o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, e o engenheiro eletricista e responsável técnico do Departamento de Iluminação Pública, Rudolfo Runcos.

“O padrão LED nos traz maior eficiência luminotécnica e energética, além de economia de energia e financeira, incluindo a menor necessidade de manutenção, já que elas possuem maior durabilidade”, lembrou o prefeito.

As equipes estão substituindo, de forma gradativa, as primeiras 16 mil unidades desde fevereiro deste ano. Já foram feitos os trabalhos nos bairros Cajuru e Capão da Imbuia.

Até 2020 as trocas acontecem em todas as dez regionais da cidade. A Secretaria de Obras trabalha com 85 equipes, sendo 75 nos bairros e outras dez em áreas da região central.

Rosto da Cidade

Duas mil unidades serão colocadas em postes republicanos no Centro Histórico. A melhoria na iluminação da região faz parte das ações da Prefeitura pelo programa Rosto da Cidade, que também promove limpeza e pintura de fachadas em unidades de interesse de preservação.

Eficiência energética

Na sede da Prefeitura, o Palácio 29 de Março, também são feitas trocas de lâmpadas em um grande projeto de eficiência energética. Parte do trabalho foi vistoriado por Greca no final da tarde de segunda-feira (12/8), com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias.

“As novas luminárias receberão um acabamento de acrílico e o padrão antigo de lâmpadas fluorescentes foi alterado para um moderno e mais econômico, de LED”, contou Greca. “Até o fim de setembro teremos substituído todas as 1.200 luminárias e cinco mil lâmpadas do prédio.”

Os recursos são provenientes do Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O sistema, que inclui a instalação de 439 painéis fotovoltaicos e o treinamento dos funcionários do prédio central, faz parte do programa Curitiba Mais Energia, que tem uma série de iniciativas voltadas à energia limpa e de menor custo na cidade.  

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-vai-contar-com-60-mil-lampadas-led-ate-2020/52000.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Etapa estadual da XIII Olimpíada Brasileira de Robótica será a partir do dia 27 na Estação das Artes

A Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, sedia …