Etapa estadual da XIII Olimpíada Brasileira de Robótica será a partir do dia 27 na Estação das Artes

A Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, sedia de 27 a 31 deste mês a etapa estadual da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática.  O objetivo do evento é estimular jovens a ingressar na carreira científico-tecnológica, identificar talentos e disseminar o ensino da robótica pelo Brasil.

Participam desta etapa jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. Em 2019, há 346 equipes inscritas, o que corresponde a uma média de 1.500 alunos participantes da OBR.

Na competição, o aluno participante tem a missão de montar e programar um robô que, de forma autônoma, deve atuar como “bombeiro” no desafio de resgate. A arena simula um ambiente de desastre e os robôs devem superar obstáculos, falhas no percurso, uma rampa com inclinação de até 20°, passar por um portal e ser capazes de identificar e resgatar uma vítima.

Os estudantes dedicam-se durante meses à preparação para o evento, construindo seus robôs e criando programações para superar o percurso exigido, que só é divulgado momentos antes das provas.

“Estamos muito entusiasmados com o crescimento da OBR na Paraíba. Somos o terceiro estado com maior número de inscritos no Brasil em 2019, e isso se dá pelo compromisso que temos de fazer uma competição séria, justa e transparente para todos”, pontuou Fagner Ribeiro, coordenador da OBR na Paraíba, há nove anos.

Neste ano, haverá três etapas classificatórias para a final, que acontecem nos dias 27, 28 e 29 de agosto. No dia 30, haverá a preparação para a final, com a montagem das pistas. E a grande final estadual acontece no sábado, dia 31 de agosto. O início das competições será às 8h, todos os dias. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/etapa-estadual-da-xiii-olimpiada-brasileira-de-robotica-sera-a-partir-do-dia-27-na-estacao-das-artes/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …