Falta de recursos para a educação é preocupante, alerta Paim — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou-se em Plenário, nesta terça-feira (13), contra os cortes orçamentários nas universidades federais e centros de pesquisa, que trarão graves consequências para a educação, na avaliação dele.

Para o parlamentar, a situação se agrava a cada dia e a falta de recursos pode fazer as universidades interromperem as atividades, pois os bloqueios atingem de 15% a 54% da verba das instituições. Paim destacou também as regiões nas quais as universidades mais sofreram cortes: 33,11% no Norte, 32,01% no Centro-Oeste, 31,52% no Nordeste, 27,62% no Sul e 27,59% no Sudeste. Para o senador, o contingenciamento no orçamento da ciência brasileira é destaque na imprensa internacional e lança um alerta sobre o desmonte da educação no Brasil.

— Os professores e pesquisadores estão aturdidos, sem saber a quem apelar.

O senador citou trecho de uma entrevista à imprensa de Esther Colombini, professora do Instituto de Computação da Unicamp, em São Paulo, e diretora de Competições Científicas da Sociedade Brasileira de Computação.

— “Trabalhamos muito além do nosso expediente normal para alavancar a ciência e a inovação; agora somos tratados como o problema.” A cientista complementa: “Claro que a universidade pública tem problema, mas é, de longe, uma das poucas coisas que funcionam no Brasil” — relatou Paim, afirmando que a cientista “também sentiu a mudança de percepção em relação à valorização da educação neste novo país”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/13/falta-de-recursos-para-a-educacao-e-preocupante-alerta-paim.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do …