Lula envia carta de agradecimento a Rodrigo Maia – Congresso em Foco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para agradecer o apoio recebido no dia em que a justiça tentou transferi-lo para a prisão de Tremembé, no interior de São Paulo. Na ocasião, Maia ofereceu apoio à bancada do PT e chegou a segurar a votação da reforma da Previdência para que os deputados discutissem a questão. Veja a carta abaixo.

> Congresso critica transferência de Lula para presídio em SP

“Assisti a uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado Democrático de Direito. Com fé no Brasil e a certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça, a prosperidade e a paz, a agradeço o gesto de solidariedade”, escreveu Lula, que encerrou a carta enviando saudações democráticas a Maia.

O presidente da Câmara recebeu a carta de deputados do PT, PCdoB, PDT e Psol nesta terça-feira (13). “É preciso respeito às nossas leis e à Constituição”, comentou Maia, que julgou acertada a decisão do Supremo Tribunal Federal de cancelar a transferência de Lula. “Quando sentei na cadeira da presidência novamente, disse que seria também um dos 513. Agradeço a todos”, concluiu.

Na carta redigida nessa segunda-feira (12), Lula também agradeceu o apoio dos líderes e dos parlamentares dos vários partidos que compõem a Câmara, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do presidente do PDT, Carlos Lupi. Afinal, no dia que sua transferência foi autorizada pela Justiça, o PT recebeu o apoio de diversos deputados, inclusive de membros da direita que fizeram oposição ao governo Lula. Uma comitiva chegou a sair da Câmara para pedir que os ministros do STF não autorizassem a transferência de Lula. Segundo Gleisi, Maia ajudou a articular o encontro com Dias Toffoli, que contribuiu com a decisão da Suprema Corte de manter Lula em Curitiba.

Veja a carta:> STF nega transferência de Lula para São Paulo

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Relator diz que MP da liberdade econômica será votada nesta terça – Congresso em Foco

O relator da Medida Provisória da Liberdade Econômica, deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), que a …