Medo, desamparo e solidão são debatidos em palestra na Comissão do Idoso da Câmara

Comissão Extraordinária do Idoso (13/8).

LETÍCIA GOMES
DA REDAÇÃO

Para falar sobre temas ligados ao comportamento e às funções mentais na terceira idade, a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social recebeu em reunião, nesta terça-feira (13/08), o psicólogo Antônio José de Souza Pinto, diretor do CAP (Centro de Apoio à Pessoa) e mestre em Teologia.

Para o psicólogo, ainda que pareça óbvio, é sempre importante lembrar que o envelhecimento é uma etapa natural da vida, ainda que variem as condições de saúde de quem chega lá. Para o especialista, apesar dos avanços nas políticas voltadas aos idosos, o atendimento psicológico adequado a esta parcela crescente da população ainda é um desafio que precisa ser enfrentado.

Na avaliação do psicólogo, não basta haver legislação específica. “Há uma ausência de atitude do poder público diante dessas leis que protegem o idoso. É necessário que haja fiscalização a respeito da concretização dessas leis, para que os benefícios realmente cheguem até o idoso”, disse Souza Pinto.

Presidente da comissão, o vereador Gilberto Nascimento Jr (PSC), avaliou que a discussão permite uma visão geral da psicologia dos idosos. E também contribui positivamente com o trabalho da comissão. “É fundamental entender para poder atender. Muitas vezes você vai fazer um trabalho de assistência social e percebe que ali tem um problema de desvio psicológico”, disse o vereador. “Por isso foi importante a presença de um psicólogo clínico, pois isso afeta inclusive nas decisões que tomamos quando vamos legislar sobre o tema”, disse Nascimento.

A representante do Grande Conselho Municipal do Idoso, Maria Rosária Paolone, também considerou a palestra enriquecedora. “É muito importante essa comunicação com os idosos, só tem a favorecer. O envelhecimento não é um peso para nós, temos que nos preocupar é com a maneira que estamos vivendo e como vamos ser lembrados”, afirmou Maria Rosária.

Também participaram da reunião os vereadores Atílio Francisco (PRB) e Isac Félix (PL).

 

 

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/medo-desamparo-e-solidao-sao-debatidos-em-palestra-na-comissao-do-idoso-da-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ligação Pirituba-Lapa é tema de audiência pública

Atualizado em (12/08/2019 – 21h13) | Audiência Pública, Cidade, Geral, Notícias, Projetos, Trânsito …