OAB Nacional prestigia ato em defesa do Exame de Ordem na OAB-DF – OAB

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, representando o presidente Felipe Santa Cruz, participou, nesta segunda-feira (12), de um ato em defesa do Exame de Ordem realizado pela seccional da OAB no Distrito Federal. O evento contou com a presença de representantes da advocacia, magistratura, do ministério público e também de parlamentares, que vieram sustentar a importância do Exame para a proteção dos interesses da sociedade.

O ato contou também com a presença de jovens advogados e estudantes de Direito, que participaram do debate até sugerindo melhorias na aplicação da prova. Todos assinaram ainda uma carta em defesa do Exame de Ordem, destacando que a verdadeira função dele é proteger a sociedade, selecionando profissionais que estejam comprovadamente aptos para exercer a advocacia, e que o Exame não deve ser visto como mera prova de conhecimento, mas sim como um instrumento essencial para a efetividade da prestação jurisdicional e dos próprios direitos fundamentais dos cidadãos, que serão, ao final, assistidos pelos advogados.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, afirmou que o ato em defesa do Exame de Ordem é importante porque conscientiza outros atores da sociedade brasileira acerca da necessidade da prova. “Acho que é importante dialogar e mostrar aos colegas, aos parlamentares e até mesmo para outras profissões sobre a importância do Exame de Ordem. É um instrumento de defesa da sociedade e precisamos abraçar essa luta”, afirmou.

O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva, disse que é preciso ainda cuidar da proliferação de faculdades de direito e que a ideia por trás do Exame de Ordem é proteger a sociedade de profissionais desqualificados tecnicamente. “O Exame de Ordem nada mais é do que um filtro mínimo para que a pessoa possa exercer a advocacia. Não há qualquer tipo de regalia nesse sentido. A ideia do evento foi justamente trazer outros personagens para dentro da OAB para que essa pauta seja de todos os envolvidos. Foi fundamental ainda a presença dos parlamentares para que esse debate também ocorra no parlamento”, disse Délio Lins e Silva.

Participaram do ato na OAB-DF o deputado federal Célio Moura (PT-TO), o ex-presidente e membro honorário vitalício da seccional, Safe Carneiro, e representantes da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF), da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim).

Carta Aberta do Ato em Defesa do Exame de Ordem

Os advogados são indispensáveis à defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e garantias fundamentais, da cidadania, da moralidade e da paz social. Esses profissionais exercem um múnus público, reconhecido pelo artigo 133 da Constituição Federal, com a função essencial à Justiça.

Diante da importância da advocacia, constitucionalmente reconhecida, com reflexos em toda a sociedade e com o dever de contribuir para a credibilidade do Direito e efetividade da Justiça, é dever institucional da Ordem dos Advogados do Brasil zelar para que os critérios que selecionam os que estão aptos a exercer tais atividades sejam rigorosamente cumpridos, por intermédio do Exame de Ordem.

A verdadeira função do Exame de Ordem é proteger a sociedade, selecionando profissionais que estejam comprovadamente aptos para exercer a advocacia. Afinal, sua atuação profissional repercute no campo de interesses de terceiros, cabendo à OAB e todas suas Seccionais garantirem que seus advogados tenham capacidade de patrocinar o interesse de todo cidadão, fazer cumprir os princípios constitucionais, garantir uma atuação digna e adequada e, principalmente, lutar pelos ideais de justiça.

Sob essa ótica, o Exame de Ordem não deve ser visto como mera prova de conhecimento, mas sim como um instrumento essencial para a efetividade da prestação jurisdicional e dos próprios direitos fundamentais dos cidadãos, que serão, ao final, assistidos por esses advogados.

Por tais razões, as autoridades e personalidades do meio jurídico abaixo assinados expressam seu reconhecimento da legitimidade e da relevância do Exame de Ordem com instrumento de proteção da própria sociedade.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57426/oab-nacional-prestigia-ato-em-defesa-do-exame-de-ordem-na-oab-df.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Debate na OAB analisa principais julgamentos de processo civil no STF e no STJ em 2019 – OAB

A OAB Nacional sediou, nesta quarta-feira (4), um seminário para debater os aspectos dos principais …