Seis escolas iniciam aulas do programa de Línguas Estrangeiras – Prefeitura de Curitiba/PR

Esta segunda-feira (12/8) será cheia de novidades para um grupo de 273 estudantes de seis escolas municipais da Regional de Santa Felicidade. Os meninos e meninas iniciarão as aulas de inglês, espanhol e italiano, oferecidas por meio do novo programa de Línguas Estrangeiras da Rede Municipal de Ensino.

Inicialmente, as aulas acontecerão nas escolas municipais Ana Hella (Mercês), Júlio Moreira (São Braz), Vinhedos(Santa Felicidade), Foz do Iguaçu ( Santa Felicidade), Jardim Santo Inácio (Santo Inácio), e Walter Hoerner, no Mossunguê.

As turmas serão formadas com 8 a 25 estudantes, de turmas do 4º ano do ensino fundamental e terão aulas com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, após o horário regular.

No total, 114 escolas, das 10 Regionais de Curitiba vão participar da primeira etapa do programa de Línguas Estrangeiras, garantindo o aprendizado de idiomas a 5000 estudantes do Ensino Fundamental.

Para desenvolver a proposta a Secretaria Municipal da Educação colocou à disposição 140 profissionais qualificados, materiais didáticos e acompanhamento pedagógico para dar suporte ao trabalho em sala de aula.

Desde 2013, algumas escolas de tempo integral já desenvolvem oficinas de línguas estrangeiras para os estudantes dos ciclos I e II do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com ênfase na utilização da oralidade, de frases e expressões relacionadas aos conteúdos propostos.

Ampliação de vagas

Com o novo programa, haverá ampliação da oferta de vagas em língua estrangeira e a potencialização do processo de ensino-aprendizagem de idiomas. “Com a nova proposta estamos ampliando o acesso ao aprendizado de uma nova língua e abrindo novas oportunidades, agregando valor não somente ao currículo, mas à vida e a formação cidadã dos nossos estudantes”, diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A oferta de um novo idioma, reforça a secretária, também estimula inclusão.

“Ao promovermos o ensino de idiomas, criamos uma comunicação mais abrangente dos estudantes”, diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Denise Lipinski Rutkoski, chefe do núcleo de educação de Santa Felicidade destaca que havia há anos a intenção de implantar o ensino de língua estrangeiras nas escolas da rede municipal de ensino. “Aprender outra língua estimula o cérebro, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração. Abre janelas para a interação da criança com o mundo”, avalia Denise.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/seis-escolas-iniciam-aulas-do-programa-de-linguas-estrangeiras/51952.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Happy hour de negócios, Business Round tem últimas vagas – Prefeitura de Curitiba/PR

  A terceira edição da Business Round acontece nesta segunda-feira (12/8) no Ripa na Chulipa …