Senado comemora 40 anos da Associação Nacional dos Jornais — Senado Notícias

O Senado realizará uma sessão especial em comemoração aos 40 anos da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), às 10h de quinta-feira (15). A homenagem foi requerida pelos senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Jayme Campos (DEM-MT), Eduardo Girão (Podemos-CE), Chico Rodrigues (DEM-RR), Irajá (PSD-TO) e pelo senador licenciado Eduardo Gomes (MDB-TO).

A ANJ foi fundada em 17 de agosto de 1979 para defender a liberdade de imprensa e os interesses dos jornais brasileiros, promover estudos e ações para o desenvolvimento desses veículos de comunicação e representar o Brasil internacionalmente junto a entidades congêneres.

Presidida por Marcelo Rech, do jornal Zero Hora de Porto Alegre, a entidade tem 94 associados, como Correio Braziliense (DF), O Globo (RJ), Folha de S. Paulo (SP) e A Gazeta (ES), entre outros que representam cerca de 90% do público leitor de jornais no Brasil, nas plataformas impressa e digital.

A ANJ trabalha em conjunto com as principais corporações do mercado de comunicação e do jornalismo, como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Mundial de jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra) e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

Foram convidados para participar da celebração representante dos jornais associados à ANJ, representantes das entidades que trabalham conjunto a associação, representante da Embaixada Americana e da Unesco.

“A entidade é responsável, anualmente, pela concessão do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, a mais importante premiação em favor do livre exercício do jornalismo no país. Já foram premiados, entre outros, os ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, a ministra do STF Carmem Lúcia, a jornalista Miriam Leitão, a Abraji, o jornal Gazeta do Povo e o jornal argentino Clarín”, destacaram os senadores no requerimento.

Maria Helena sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/13/senado-comemora-40-anos-da-associacao-nacional-dos-jornais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão de Transparência discute maior proteção ao consumidor — Senado Notícias

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza, na …