Senado presta homenagem ao general Eduardo Villas Bôas — Senado Notícias

O Senado realizou, na tarde desta segunda-feira (12), uma sessão de homenagem ao general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. O general atuou como Comandante do Exército Brasileiro entre 2015 e janeiro de 2019 e hoje é assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto.

A sessão solene contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, como representante do presidente Jair Bolsonaro. Mourão disse que era fácil falar de Villas Bôas, diante de tantas boas qualidades e sentimentos de amizade. O vice-presidente destacou a coragem do general, diante das dificuldades, bem como sua tranquilidade, ante da necessidade de orientações aos subordinados.

Herói

Para o autor do requerimento da homenagem, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o general é “um homem com estatura de herói”. Chico Rodrigues disse que a democracia brasileira tem dívida eterna com Villas Bôas e destacou a trajetória de vida do homenageado. Villas Bôas nasceu em Cruz Alta (RS), em 1951, e ingressou em 1967 no Exército, onde exerceu diversas funções importantes ao longo de mais de cinco décadas de carreira. Chico Rodrigues entregou a Villas Bôas o diploma Certificado ao Mérito, como reconhecimento pelos serviços prestados à nação.

— O general Villas Bôas é um exemplo de integridade e equilíbrio. A ele, nossa eterna gratidão — afirmou o senador, acrescentando que Villas Bôas já foi agraciado com 14 condecorações nacionais.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que o homenageado é um “grande brasileiro, que orgulha a todos nós”. Davi agradeceu todos os serviços prestados pelo general ao país, como uma prova de amor à coletividade. Ele ainda registrou que a homenagem é uma oportunidade de reconhecimento a um ser humano abnegado e altruísta. Davi lembrou que Villas Bôas vem enfrentando uma doença degenerativa nos últimos anos, mas mesmo assim nunca abriu mão da empatia.

— Receba a nossa consideração e o nosso carinho. O general é uma fonte de inspiração para todos, por sua coragem e por sua determinação. Muito obrigado, general Villas Bôas — declarou Davi.

O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, disse que é testemunha do trabalho do general Villas Bôas, que “sempre colocou a nação em primeiro lugar”. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a homenagem é o reconhecimento dos méritos de um grande brasileiro e de um herói da pátria. Para Raquel Dodge, é preciso reconhecer que o general Villas Bôas é um “artífice da paz no Brasil”.

Na visão do senador Marcio Bittar (MDB-AC), Villas Bôas é um exemplo de dignidade e de luta pelo Brasil. Por sua vez, Roberto Rocha (PSDB-MA) destacou o comprometimento do general com o papel constitucional das Forças Armadas. O senador Major Olimpio (PSL-SP) elogiou a humildade e a perseverança do general Villas Bôas.

— Villas Bôas é o símbolo do herói brasileiro atual. O general comanda pelo exemplo, pela dedicação e pelo entusiasmo — declarou Major Olimpio.

Imperfeição e suporte

Adriana Villas Bôas, filha do general Eduardo Villas Bôas, leu um texto em homenagem ao pai, pela passagem do Dia dos Pais. No texto, ela destaca a “imperfeição” do pai como uma virtude, como um sinal de humanidade e como uma oportunidade para a reinvenção. Adriana disse ainda que seu pai a ensinou a pedir desculpas e a perdoar.

— Feliz Dia dos Pais. Força, comandante! — concluiu Adriana.

O general Villas Bôas classificou a homenagem do Senado como a maior honraria que recebeu na vida — não só pela instituição, como também pelas pessoas presentes na solenidade. Ele agradeceu as palavras de carinho de todos os discursos e destacou o nome do senador Chico Rodrigues, que propôs a sessão solene.

Villas Bôas também agradeceu a presença dos companheiros militares, elogiou os músicos da banda militar e pediu uma salva de palmas para Patrick Teixeira, ativista da causa dos deficientes e dos acometidos por doenças raras. O general ainda fez uma homenagem para a sua família, dizendo que, conforme o tempo passa, tem se descoberto ainda mais dependente das mulheres.

— Graças a Deus tenho uma família de mulheres fortes, que têm sido o meu suporte durante esse período — declarou.

A homenagem foi acompanhada por vários senadores e deputados, pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e por outros representantes do governo. Autoridades militares, ministros de tribunais superiores, políticos, embaixadores e familiares do homenageado também estiveram presentes na sessão solene.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/12/senado-presta-homenagem-ao-general-eduardo-villas-boas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do …