Camerata Antiqua difunde a música erudita em concertos gratuitos – Prefeitura de Curitiba/PR

 

A Camerata Antiqua de Curitiba fará apresentações gratuitas nesta semana: o Concerto nas Igrejas e o Música pela Vida. As apresentações serão nesta quinta-feira (15/8), às 10h30, no Hospital da Clínicas, e às 20h, no Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, no Água Verde.

O Música pela Vida, realizado em hospitais e instituições filantrópicas, e o Concerto nas Igrejas contam com uma programação anual para difundir a música erudita na cidade.

“Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão responsável pela administração do grupo.

Programa

As apresentações abertas à comunidade contam com a regência de Mara Campos. O repertório desses concertos também reflete a característica e a proposta musical dos projetos.

Grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros são apresentadas. Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Antônio Carlos Jobim, Antônio Vivaldi, César Guerra Peixe e Edmundo Villani-Côrtes estão no programa.

São concertos didáticos com o objetivo de promover o bem-estar físico, mental e espiritual do público e dos pacientes, favorecendo também os familiares e amigos que os acompanham, além dos funcionários e do corpo clínico.

“Tudo isso representa um avanço significativo no diálogo com a sociedade”, diz Galvão.

“Os concertos sociais são uma forma de a Camerata responder essas necessidades, levando cultura às igrejas, hospitais e periferias”, conclui Marino Galvão.

A Camerata Antiqua

Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim.

A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Serviço: concertos gratuitos com a Camerata Antiqua de Curitiba

Música pela Vida e Concerto nas Igrejas

Regência Mara Campos (SP)

Data: quinta-feira (15/8)

Entrada gratuita

Local: Hospital de Clínicas/UFPR (Rua General Carneiro, 181)

Horário: 10h30

Local: Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus (Avenida Água Verde, 1.018 – Água Verde)

Horário: 20h

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/camerata-antiqua-difunde-a-musica-erudita-em-concertos-gratuitos/51985.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Após aplicar 144 notificações, Prefeitura rescinde contratos com Terpasul – Prefeitura de Curitiba/PR

Após 144 notificações aplicadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a Prefeitura decidiu rescindir contratos …