Camerata Antiqua difunde a música erudita em concertos gratuitos – Prefeitura de Curitiba/PR

 

A Camerata Antiqua de Curitiba fará apresentações gratuitas nesta semana: o Concerto nas Igrejas e o Música pela Vida. As apresentações serão nesta quinta-feira (15/8), às 10h30, no Hospital da Clínicas, e às 20h, no Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, no Água Verde.

O Música pela Vida, realizado em hospitais e instituições filantrópicas, e o Concerto nas Igrejas contam com uma programação anual para difundir a música erudita na cidade.

“Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão responsável pela administração do grupo.

Programa

As apresentações abertas à comunidade contam com a regência de Mara Campos. O repertório desses concertos também reflete a característica e a proposta musical dos projetos.

Grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros são apresentadas. Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Antônio Carlos Jobim, Antônio Vivaldi, César Guerra Peixe e Edmundo Villani-Côrtes estão no programa.

São concertos didáticos com o objetivo de promover o bem-estar físico, mental e espiritual do público e dos pacientes, favorecendo também os familiares e amigos que os acompanham, além dos funcionários e do corpo clínico.

“Tudo isso representa um avanço significativo no diálogo com a sociedade”, diz Galvão.

“Os concertos sociais são uma forma de a Camerata responder essas necessidades, levando cultura às igrejas, hospitais e periferias”, conclui Marino Galvão.

A Camerata Antiqua

Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim.

A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Serviço: concertos gratuitos com a Camerata Antiqua de Curitiba

Música pela Vida e Concerto nas Igrejas

Regência Mara Campos (SP)

Data: quinta-feira (15/8)

Entrada gratuita

Local: Hospital de Clínicas/UFPR (Rua General Carneiro, 181)

Horário: 10h30

Local: Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus (Avenida Água Verde, 1.018 – Água Verde)

Horário: 20h

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/camerata-antiqua-difunde-a-musica-erudita-em-concertos-gratuitos/51985.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …