CMA aprova convite a ministro da Ciência para explicar demissão de diretor do Inpe — Senado Notícias

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou, na tarde desta quarta-feira (14), o convite ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, para explicar na comissão a demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão. Os requerimentos para o convite foram apresentados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da CMA.

O Inpe vem apontando um grande crescimento do desmatamento na região amazônica desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em julho, o instituto informou um aumento de 278% no índice de desmate, em comparação com o mesmo período do ano passado. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o próprio presidente Bolsonaro questionaram dados do instituto. O presidente teria dito que os dados são “mentirosos”.

Desgastado, o diretor Ricardo Galvão terminou sendo demitido no início deste mês, apesar de ter mandato até 2020. A saída de Galvão vem sendo criticada por ambientalistas, cientistas e acadêmicos. Quando vier à CMA, o ministro Marcos Pontes também terá a oportunidade apresentar as diretrizes da pasta para a gestão ambiental do país.

Audiências

A comissão também aprovou uma série de requerimentos para a realização de audiências públicas. Um dos requerimentos aprovados, do senador Jaques Wagner (PT-BA), pede uma audiência pública para debater a importância dos dados do Inpe sobre o desmatamento da Amazônia. Entre os convidados, estará o ex-diretor Ricardo Galvão.

Por sugestão do senador Confúcio Moura (MDB-RO), foi aprovado o requerimento que pede uma audiência pública conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater a exploração mineral em terras indígenas.

A comissão ainda aprovou, com base em requerimento do senador Randolfe Rodrigues, o pedido de informações ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre as taxas de visitação praticadas no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/14/cma-aprova-convite-a-ministro-da-ciencia-para-explicar-demissao-de-diretor-do-inpe.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …