Edificação no Centro Histórico recebe resina antipichação – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma loja de móveis na Rua São Francisco, no Centro, é mais um imóvel particular com a fachada limpa e repintada dentro do programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba. Na tarde desta quarta-feira (14/8), o prefeito Rafael Greca acompanhou a conclusão dos trabalhos no local, que fica no Centro Histórico de Curitiba.

“Olhem que beleza ficou o sobrado neoclássico dos Móveis Gramadenses, a antiga casa já não é pichada, já não é abandonada, mas volta a ser tão bonita como quando foi construída. Volta a ser parte do rosto sagrado de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.

A edificação eclética em dois pavimentos data do início do século XX e pertence à mesma família há cerca de 40 anos. São destaques os balcões corridos à frente dos vãos do segundo pavimento e os elementos decorativos em massa na fachada.

A atuação em imóveis particulares foi permitida após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba. Também fazem parte das ações da Prefeitura a melhoria da iluminação pública e da acessibilidade na região.

Rosto da Cidade

Além de 20 imóveis públicos já concluídos pelo Rosto da Cidade, há outros 25 particulares inseridos no programa, sendo 20 já pintados e com aplicação gradativa de resina e cinco com pintura em andamento.

“Em todo o Centro Histórico da cidade estamos lutando contra a pichação, cobrindo os prédios com resina que permite a remoção da pichação”, explicou Greca.

Com seis etapas, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. 

Além da recuperação e aplicação de resina antipichação, o programa prevê melhorias na iluminação e acessibilidade.

Também acompanharam a vistoria desta quarta-feira a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o vereador Pier Petruzziello.

Leia mais

Rosto da Cidade recupera o azul da Igreja do Rosário, no Centro Histórico

Rosto da Cidade recupera fachada do 20º imóvel público

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/edificacao-no-centro-historico-recebe-resina-antipichacao/52026.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Oficina de Música já tem data marcada e vai potencializar cursos inclusivos – Prefeitura de Curitiba/PR

  As principais datas da 37ª Oficina de Música de Curitiba foram anunciadas pelo prefeito …