Escola municipal acolhe família e comunidade em espaço de leitura – Prefeitura de Curitiba/PR

 

A Escola Municipal Osvaldo Arns, no Tatuquara, montou nesta semana um “hall da leitura” para estudantes e comunidade. A intenção é que a família compartilhe o espaço e aproveite momentos de leitura conjunta entre pais e filhos.

No hall estão pufes, bancos, cadeiras, estantes, cabides e até um varal de textos que chamam a atenção. Há livros, gibis, revistas e periódicos disponíveis para todos, de segunda a sexta-feira.

Contemplada pela iniciativa de incentivo à leitura do Núcleo Regional da Educação do Tatuquara, a equipe de profissionais da escola começou a trabalhar a ideia há meses e desde esta quarta-feira (14/8) o espaço está cheio.

“É um lugar perfeito para passar o tempo, ler, estudar e aproveitar o momento com nossos filhos”, comenta Camila Marcondes Carneiro, mãe de Arthur, de 5 anos.

Envolvimento

Todas as turmas ajudaram a montar o espaço. Cerca de 780 meninos e meninas criaram desenhos da mascote do espaço literário, o Livrogito, que além de enfeitar a entrada da unidade também serve como acompanhante da sacola de leitura que vai para casa com os estudantes.

“Demos asas aos livros da escola. Assim passamos a enriquecer o repertório cultural da comunidade e incentivar pais e filhos a uma leitura diária. Se tivéssemos agido só dentro da biblioteca, os laços comunitários não se estabeleceriam”, avalia a diretora Josane Ribeiro da Silva.

Dinâmica

Toda semana, um estudante é sorteado e leva para casa uma sacola com livros selecionados de acordo com a faixa etária.

O estudante deverá ler em casa, com a família. Depois, faz um apresentação das histórias em sala de aula. Em seguida, outro estudante é sorteado e o processo se repete.

“Uma avaliação atenta é feita pelos professores durante todo o processo, pois dela dependem os próximos passos”, explica a articuladora pedagógica, Juliana Luchenberg.

“A iniciativa busca também estimular a leitura para que ela seja algo prazeroso e não obrigatório. Aguçar o imaginário e ampliar o vocabulário das crianças com a ajuda dos pais é a receita para o sucesso”, destaca Juliana.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/escola-municipal-acolhe-familia-e-comunidade-em-espaco-de-leitura/52023.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Originais de João Turin vão compor Memorial Paranista no São Lourenço – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado firmaram protocolo de intenções, nesta quarta-feira …