Originais de João Turin vão compor Memorial Paranista no São Lourenço – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado firmaram protocolo de intenções, nesta quarta-feira (14/8), para a destinação de 78 esculturas originais do artista João Turin (1878 -1948), do acervo estadual, a serem expostas no Memorial Paranista, que fará parte das obras de revitalização do Parque São Lourenço a serem implantadas pelo município.

A assinatura, pelo prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, ocorreu em reunião no Gabinete de Gestão de Informações (GGI) do Palácio Iguaçu, após a apresentação do projeto do Parque de Esculturas. Sem envolver transferência de recursos, o protocolo tem a finalidade da promoção de exposições culturais de interesse público e a divulgação da memória do artista, referência do Movimento Paranista.

O documento também levou a assinatura da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, e do secretário de Estado da Comunicação e Cultura, Hudson José.

O acervo foi cedido ao Estado pelo colecionador Samuel Lago.

“Curitiba que já tem o Memorial Polonês, Árabe, Italiano e Japonês e a Fonte de Jerusalém, agora vai ter o Parque do Paraná, com João Turin”, disse Greca.

Segundo o prefeito, a integração entre a Prefeitura e o Estado no Memorial Paranista representa o esforço em torno de um legado cultural e pela memória de um importante artista paranaense, homenageado 70 anos após a sua morte.

“Com grande alegria recebi este protocolo de intenções de adesão do governador ao projeto do Parque do Memorial Paranista João Turin. Ele é tão grande como o maior dos escultores da Europa”, completou o prefeito.

O governador ressaltou que Turin, paranaense de Morretes, foi um dos maiores artistas do mundo. “O Memorial será uma oportunidade para todos conhecerem a sua obra, um legado importantíssimo”, afirmou Ratinho Junior.

Memorial

O Memorial Paranista com o Jardim das Esculturas será instalado no Parque São Lourenço, como parte das intervenções de renovação do espaço, criado em 1972. As obras do Memorial deverão ser feitas ao longo de 2020.

O Jardim das Esculturas formará um caminho com obras de proporções heróicas (com medidas equivalentes a duas vezes e meia a de um homem) de Turin.

O Memorial será uma área permanente de exposições, tanto internas quanto externas, de um acervo significativo de esculturas, relevos, histórias e esboços de Turin e de grandes nomes da arte paranaense.

O acesso ao Memorial Paranista será feito a partir de uma grande galeria, a ser construída em aço e vidro translúcido, integrada ao conjunto existente. A proposta visa garantir a sinergia na organização dos espaços e distribuição de funções para orientar os visitantes sobre a arte da fundição, proporção, modelagem e técnica.

Reunião de planejamento

A assinatura do protocolo foi acompanhada por secretários de Estado e também do município que participaram, na sequência, de uma reunião de trabalho para o alinhamento de projetos de integração metropolitana, em especial de ligações viárias nas áreas de transporte e mobilidade.

De acordo com o governador Ratinho Junior, a ideia da reunião com representantes do município e Estado é a de fortalecer a parceria. “Curitiba indo bem ajuda o Paraná a ir bem. Esta é a nossa filosofia”, disse o governador.

Greca destacou como importante a sintonia do Ippuc com a Comec e da Prefeitura de Curitiba com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná.

“O governador Ratinho Junior nos dá a oportunidade de fazermos um desenho conjunto para a nossa grande cidade”, disse Greca.

O prefeito destacou que serão definidas em conjunto com o Estado pontes a serem construídas ou requalificadas nas áreas metropolitanas de divisa, o compartilhamento de terminais e canaletas de transporte. “Vamos fazer desta grande cidade de 3 milhões de habitantes a moldura da capital do estado e a melhor cidade brasileira para viver.”

Presenças

Participaram o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega, o presidente da Comec, Gilson de Jesus dos Santos, e o secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva. Por parte da Prefeitura, estiveram o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o secretário do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, a secretária-chefe de Gabinete, Cibele Fernandes Dias, a secretária da Comunicação, Monica Santanna, e a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.

Também participaram os vereadores Sabino Picolo, presidente da Câmara Municipal, o líder do governo, Pier Petruzziello, e Alex Rato.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/originais-de-joao-turin-vao-compor-memorial-paranista-no-sao-lourenco/52025.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Luciano Cartaxo nomeia contador Thiago Lins para adjunto da Controladoria-Geral do Município

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, nomeou, nesta quarta-feira (14), o novo controlador-adjunto da …