PMJP avança com obras de drenagem da Barreira do Cabo Branco

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) prossegue com as obras de construção da rede de drenagem da Barreira do Cabo Branco, considerada a intervenção mais importante na área, uma vez que vai reduzir o impacto das águas das chuvas na falésia. Mais de 150 metros de rede de drenagem já foram concluídos e novas frentes de trabalho devem ser abertas nos próximos meses, acelerando o ritmo das obras.

A construção da rede de drenagem consiste na implantação de 10 novos trechos, que irão integrar a nova rede há já existente no entorno dos bairros Altiplano e Seixas. Com a nova rede, os lançamentos das águas pluviais irão ocorrer em dois pontos de emissão, que serão reforçados para receber a nova rede nas praias do Seixas e Cabo Branco.

Nos trechos finais da rede, as manilhas de 400 milímetros de diâmetros estão sendo substituídas por manilhas de 1.500 milímetros de diâmetro, o que aumentará em quatro vezes o escoamento das águas pluviais. Esta etapa está sendo toda executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com recursos próprios. Os investimentos somam R$ 5,2 milhões. No total, a área terá 1.500 metros de rede de drenagem.

Etapas – O projeto de proteção da barreira está orçado em R$ 65 milhões e está dividido em três etapas, que consistem no enrocamento – colocação de rochas no sopé da barreira, para evitar que o mar continue atingindo a falésia, provocando sua erosão -, a fase de engorda da área de praia e, por fim, a construção de gabiões marinhos intercalados com a linha de corais existentes no local.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/pmjp-avanca-com-obras-de-drenagem-da-barreira-do-cabo-branco/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …