Senado busca protagonismo na discussão do pacto federativo – Congresso em Foco

Após um primeiro semestre de protagonismo exclusivo da Câmara na discussão econômica, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pretende tomar as rédeas da votação do pacto federativo e da reforma tributária, com a consequente descentralização dos recursos do governo federal. “É uma bandeira nossa, o Senado Federal como Casa da Federação”, disse após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

> Reforma tributária: proposta do governo deve mudar no Congresso

“O novo pacto federativo, sem dúvida, é um debate aguardado pela sociedade brasileira, pelos governos e pelos prefeitos, que estão recebendo atribuições do governo central sem os recursos necessários para viabilizar as soluções para os problemas que são monstruosos no Brasil”, afirmou.

Segundo Alcolumbre, é preciso chegar a um acordo para contemplar os 5.570 municípios brasileiros, que têm várias realidades distintas, em um país com dimensões continentais. “Hoje, os governos e os prefeitos estão gerenciando folha de pagamento e recursos humanos”, seguiu.

Na linha de levar adiante as propostas que beneficiam estados e municípios, o Congresso atuará com a votação de cinco propostas de emenda à Constituição (PECs), com diferentes assuntos relacionados ao tema: reforma Tributária, reforma da Previdência, descentralização de recursos, cessão onerosa da exploração do petróleo do pré-sal e Lei Kandir.

“Vamos cumprir um acordo construído com os governadores e os prefeitos ainda no primeiro momento de tramitação da matéria na Câmara dos Deputados, para que o Senado possa se debruçar em relação a essa possibilidade de descentralização de recursos”, garantiu.

 

>  Pacto federativo também é prioridade, diz Alcolumbre

> Maia e Bolsonaro negociam reforma tributária em única proposta

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Pacto federativo não garante voto da oposição na Previdência – Congresso em Foco

Com o compromisso de destravar o pacto federativo, o governo espera garantir tranquilidade na votação …